Alínea "d" do Inciso I do Artigo 102 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:
I - processar e julgar, originariamente:
d) o habeas corpus, sendo paciente qualquer das pessoas referidas nas alíneas anteriores; o mandado de segurança e o habeas data contra atos do Presidente da República, das Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, do Tribunal de Contas da União, do Procurador-Geral da República e do próprio Supremo Tribunal Federal;
Felipe Germano, Advogado
ano passado

A Análise De Legalidade Do Inquérito Das "Fake News" Do Supremo Tribunal Federal

Artigo realizado para o trabalho de conclusão do Curso de Direito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul apresentado em banca julgadora no dia 7/07/2021. DA ANÁLISE DE LEGALIDADE DO…
3
0
Roan Rômulo, Bacharel em Direito
ano passado

Habeas Corpus (um dos remédios constitucionais).

O presente artigo, não tem por objetivo exaurir o tema Habeas Corpus, será feito aqui, uma breve revisão de alguns itens importantes relacionados ao HC. Base legal Art. 5º, LXVIII, da Constituição…
3
0
Robson Santos
ano passado

Incompatibilidade do enunciado 606 da Súmula do eg. STF com a identidade liberal e democrática da Constituição Federal e com seus direitos fundamentais

A Constituição Brasileira de 1988 consolida o ideal democrático com viés eminentemente pautado em cidadania. Como o eg. STF sempre afirma, no conjunto, a Constituição Federal de 1988 se caracteriza…
0
0

Remédios Constitucionais.

REMÉDIOS CONSTITUCIONAIS SOARES, Levi Silva 1 RESUMO Este artigo tem como objeto de estudo remédios constitucionais, que objetiva compreender e mostrar a importância desses remédios no ordenamento…
2
0

O Crime de Deserção em face da deflagração da Pandemia de Covid-19

José Aldo da Conceição Souza [1] Resumo O presente artigo visa a averiguar se em decorrência da deflagração da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da…
8
2

STF - ADI 4412 - competência do STF para julgar ações ajuizadas contraatos do CNJ praticados no exercício de suas competências constitucionais

STF - ADI 4412 - competência do STF para julgar ações ajuizadas contra atos do CNJ praticados no exercício de suas competências constitucionais * Alexandre Pontieri Advogado com atuação em todas as…
2
0
Jean Nunes, Advogado
há 3 anos

O prazo decadencial da lei 9.784/1999 se aplica às hipóteses de tomada de contas especiais?

NA PRÁTICA – 4ª EDIÇÃO - O Tribunal de Contas da União – TCU instaurou tomada de contas em face da EBCT para apurar eventuais ilícitos em negociação realizada há 12 anos. Na ocasião, a empresa…
2
0

Análise do foro por prerrogativa de função

RESUMO Este trabalho estudou o foro por prerrogativa de função, regra que estabelece que a competência penal para o julgamento de ações penais para crimes comuns contra certas autoridades no Brasil é…
7
0

Interna Corporis

Gilberto João Caregnato [1] INTRODUÇÃO Trata-se de julgado do Supremo Tribunal Federal em que o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) pede que se dê interpretação conforme a Constituição brasileira…
1
0
Carlos Paschoal, Oficial do Exército
há 3 anos

Feminicídio: evolução legislativa e social

1 INTRODUÇÃO O feminicídio é definido como o homicídio praticado contra a mulher em razão do fato de ela ser mulher. Existe um ódio ou aversão às mulheres, caracterizado pela misoginia. Essa…
8
0