Artigo 101 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 101. O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada.
Parágrafo único. Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.
Railson Santos, Estudante de Direito
mês passado

recurso extraordinário, recurso especial e embargo de divergência

PROCESSO CIVIL RECURSOS RECURSO EXTRAORDINÁRIO, RECURSO ESPECIAL E EMBARGO DE DIVERGÊNCIA. Esses recursos são considerado recursos excepcionais, e também são considerado como sendo de fundamentação…
Talita Arantes, Estudante de Direito
há 2 meses

O Princípio da Presunção de Inocência e a Prisão Definitiva em Segunda Instância: posicionamentos jurisprudenciais frente aos aspectos da garantia constitucional

4. DECISÕES DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) O princípio da presunção de inocência tem sido considerado objeto de grandes discussões entre estudiosos do Direito Processual Penal a fim de alcançar…
Pedro Guerra, Estudante de Direito
há 4 meses

Foro Especial por Prerrogativa de Função:

maioria absoluta do Senado Federal (art. 101, parágrafo único, da CRFB/1988). Entre as principais competências do STF, no... POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO 27 4.1 A prerrogativa de função na Constituiçã…
Victor Gutemberg, Advogado
há 5 meses

O processo de nomeação dos(as) Ministros(as) do Supremo Tribunal Federal.

ARTIGO: A nomeação dos (as) Ministros (as) do Supremo Tribunal Federal. 1. Resumo O presente artigo visa tratar sobre o processo de nomeação dos (as) Ministros (as) do Supremo Tribunal Federal pelo…

O controle constitucional no Brasil é jurídico ou político?

do controle. Por exemplo, a PEC 35/2015 altera o art. 101 da Constituição Federal, para determinar que os Ministros do Supremo... e tempo de permanência no cargo podem influir neste processo. …
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 7 meses

O “notável” saber jurídico na Constituição

de outubro de 1988, dispõe, no art. 101 , que “[o] Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre... proferidas em várias partes do mundo. Esse é o critério que, também no …

As Forças Armadas e o Exercício do Poder Moderador

o estabelecido no art. 142 , da Constituição Federal , as Forças Armadas encontram-se sob a autoridade suprema do Presidente... , da Constituição Federal de 1988., que cuida dos direitos e …

A coisa julgada e a ação rescisória

pela letra a do art. 101 , III, da Constituição Federal . Jurisprudência selecionada ● Afastamento da Súmula 400... constitucional frontalmente contrária à própria Constituição Federal ou em …
Edilson Neto, Estudante de Direito
há 10 meses

A Reforma do Supremo Tribunal Federal (STF)

, a Constituição da República Federativa do Brasil, prevê em seu artigo 101 que o STF será composto de onze Ministros... todo território nacional. Desse modo, exclui-se o parágrafo único do artigo 10…

A questão da rejeição pelo senado da indicação a ministro do Supremo Tribunal Federal pelo presidente da República

do presidente da República, depois de aprovada a escolha por maioria absoluta do Senado Federal (art. 101, parágrafo único, CF... Tadeu Romano Estabelece a Constituição Federal que a nomeação dos …