Inciso III do Artigo 93 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios:
III o acesso aos tribunais de segundo grau far-se-á por antigüidade e merecimento, alternadamente, apurados na última ou única entrância; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) (Vide ADIN 3392)

O trânsito em julgado e o segundo grau de jurisdição

Por Amadeu de Almeida Weinmann A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos. (Marco Túlio Cícero - 106–43 a.C. - advogado,…
Silas Rezende, Advogado
há 3 anos

O Instituto da Delação Premiada e Seus Aspectos Jurídicos

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo a análise do instituto da colaboração premiada, todavia, especialmente, aprofundar-se-á no estudo da delação premiada, analisando os entendimentos…
Marco Teixeira, Advogado
há 4 anos

Um analise sobre a mitigação ou supressão do princípio do duplo grau de jurisdição no ordenamento jurídico Brasileiro

MARCO ANTÔNIO SANTOS TEIXEIRA RESUMO O Princípio Do Duplo Grau de Jurisdição é um instituto de grande relevância nas academias de Direito, principalmente no Direito Adjetivo. As controvérsias sobre o…

Mais Princípios do Processo Civil

PROCESSO CIVIL I Aula interpretada por Luan “Mesan G.” Mendes dos Santos, ministrada pelo prof. IRI.GAL.J. "Vamos nos aprofundar no conhecimento, sabendo que o Nosso DEUS tem grandes coisas e firmes…

Arbitragem e Princípios Processuais Civis

PROCESSO CIVIL I Aula interpretada por Luan “Mesan G.” Mendes dos Santos, ministrada pelo prof. IRI.GAL.J. PRINCÍPIOS DO PROCESSO CIVIL PRINCÍCIPIO DA INAFASTABILIDADE DA TUTELA JURSIDICIONAL. Artigo…
Emerson Aguiar
há 5 anos

PEC reformadora do judiciário: solução constitucional premente

O cenário sócio-político jurídico brasileiro atual enseja algumas digressões desafiadoras. Num primeiro plano, comporta relevo a circunstância consolidada de que os ordenamentos jurídicos dos países…
Mariana Paquier, Estudante de Direito
há 6 anos

Órgão do Judiciário e seus membros

Organização Judiciária è O Poder Judiciário brasileiro : O Sistema constitucional brasileiro divide os órgãos do Poder Judiciário em dois aparelhos, um federal com jurisdição nacional, e os estaduais…

A Ajufe, a garantia ao duplo grau de jurisdição e a presunção de inocência

A Associação dos Juízes Federais do Brasil apresentou ao Senado anteprojeto de lei que reforma o Código de Processo Penal para permitir a prisão de condenados por crimes graves em segunda instância…

O procedimento do Júri, o art. 421, CPP e o protesto por novo júri

“Interpretação é, se nos ativermos ao sentido das palavras, ‘desentranhamento’, difusão e exposição do sentido disposto no texto, mas, de certo modo, ainda oculto.” A Segunda Turma do Supremo…

O procedimento sumaríssimo

I – INTRODUÇÃO Os arts. 1º . E 60 da Lei nº. 9.099 /95, regulamentando o art. 98 da Constituição Federal , previram a criação pelos Estados e pela União (no Distrito Federal) dos Juizados Especiais…