Artigo 667 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 667. O mandatário é obrigado a aplicar toda sua diligência habitual na execução do mandato, e a indenizar qualquer prejuízo causado por culpa sua ou daquele a quem substabelecer, sem autorização, poderes que devia exercer pessoalmente.
§1º Se, não obstante proibição do mandante, o mandatário se fizer substituir na execução do mandato, responderá ao seu constituinte pelos prejuízos ocorridos sob a gerência do substituto, embora provenientes de caso fortuito, salvo provando que o caso teria sobrevindo, ainda que não tivesse havido substabelecimento.
§2º Havendo poderes de substabelecer, só serão imputáveis ao mandatário os danos causados pelo substabelecido, se tiver agido com culpa na escolha deste ou nas instruções dadas a ele.
§3º Se a proibição de substabelecer constar da procuração, os atos praticados pelo substabelecido não obrigam o mandante, salvo ratificação expressa, que retroagirá à data do ato.
§4º Sendo omissa a procuração quanto ao substabelecimento, o procurador será responsável se o substabelecido proceder culposamente.

Relação de consumo em contrato de locação residencial intermediado por imobiliárias

Quando alguém procura um imóvel para alugar, geralmente, encontrará alguma oferta através de uma imobiliária, seja por procura direta àquela empresa, via sites de vendas conhecidos (Quinto Andar,…
Marta Mendes, Advogado
há 7 meses

Caso fortuito e força maior: conceitos, hipóteses e exemplos

ressarcir a outra parte. Art. 393 do Código Civil Logo em seguida, o artigo 393 do mesmo capítulo do Código traz a seguinte.... Art. 399 do Código Civil Mais à frente, no artigo 399, o Código

Contratos

, a não ser que o mandante prove que a escolha recaiu em pessoa notoriamente incapaz, ou notoriamente insolvente (art. 667... do substabelecido (art. 667 do CC).   c) a despeito de proibição, o …
Luana Paiva, Estudante de Direito
há 10 meses

Responsabilidade das imobiliárias nas locações de imóveis

específicos ao mandatário (imobiliária) para que atue em nome dele para administrar seu bem. O Artigo 667 do Código Civil... regida pelo código civil em seus artigos 653 à 666, ou seja, o mandante …

Qual a responsabilidade das imobiliárias nas locações de imóveis?

pela forma de mandato civil (Art. 653 à 666 do Código Civil), ou seja, o mandante (locador), outorga uma procuração... com poderes específicos ao mandatário (imobiliária) para que atue em nome dele …
Caio Trigolo, Advogado
ano passado

Responsabilidade Civil do Advogado

ao princípio da boa-fé objetiva, na medida em que, por expressa determinação legal dos artigos 667 do Código Civil e 32... o qual foi contratado, conforme podemos extrair da primeira parte do art. 6…

Impactos da COVID-19 nos compromissos de compra e venda em incorporação imobiliária

dos negócios jurídicos, o art. 478 do Código Civil de 2002 deverá conduzir, sempre que possível, à revisão judicial... – pendente de apreciação pelo Congresso Nacional; [10] a entrada em vigor da Le…

Da Responsabilidade Civil do Leiloeiro Público De Acordo Com a Jurisprudência

Aqui trataremos sucintamente sobre a responsabilidade civil do leiloeiro público, cuja profissão é regulamentada pelo Decreto 21.981 /32. Como se sabe, no Direito para que haja responsabilidade deve…

Qual a responsabilidade das imobiliárias nas locações de imóveis?

Por Julia Benati. As imobiliárias como representantes legais dos proprietários de imóveis que atuam na área de locação de imóveis vêm cada vez mais se blindando em meio as suas responsabilidades no…
Bárbara Lopes, Advogado
há 2 anos

A responsabilidade do mandatário em caso de substabelecimento

O contrato de mandato está estabelecido nos artigos 653 e seguintes do Código Civil, sendo ele o contrato em que um mandatário recebe de um mandante poderes de administração, podendo exercer…