Inciso I do Artigo 93 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 93. Lei complementar, de iniciativa do Supremo Tribunal Federal, disporá sobre o Estatuto da Magistratura, observados os seguintes princípios:
I - ingresso na carreira, cujo cargo inicial será o de juiz substituto, mediante concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases, exigindo-se do bacharel em direito, no mínimo, três anos de atividade jurídica e obedecendo-se, nas nomeações, à ordem de classificação; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004)

Responsabilidade do Poder Judiciário e a Capacidade de ser Punido

1 INTRODUÇÃO O presente trabalho tem como objetivo analisar a constitucionalidade do art. 42 da Lei Complementar nº 35 de 14 de março de 1979, bem como se a aposentadoria compulsória em casos de…
1
0

Uma discussão sobre a promoção de juiz para o tribunal diante da chamada lista tríplice

UMA DISCUSSÃO SOBRE A PROMOÇÃO DE JUIZ PARA O TRIBUNAL DIANTE DA CHAMADA LISTA TRÍPLICE Rogério Tadeu Romano I – O ATO ADMINISTRATIVO COMPLEXO Fora de dúvida é a natureza de ato administrativo…
4
0
Gustavo M Sousa, Advogado
há 2 anos

Da incompatibilidade relativa ao exercício da advocacia por policiais e militares segunda a lei 14.365/2022, que altera o Estatuto da Advocacia.

INTRODUÇÃO Uma breve análise sobre a lei n.º 14.365/2022 , que altera a lei n.º 8.906/94, Estatuto da Advocacia, no que diz respeito exclusivamente, à incompatibilidade relativa ao exercício da…
11
8

A sucessão dos Companheiros e o Controle de Controle de Constitucionalidade

BREVE INTRODUÇÃO No dia 10 de maio de 2017, o Supremo Tribunal Justiça sobre a relatoria do Ministro Luís Roberto Barroso, julgando o Recurso Extraordinário n. 878.694 de Minas Gerais (STF, Recurso…
1
0

Práticas Jurídicas.

1. Introdução    Inicialmente cabe ressaltar que as Práticas Jurídicas (PJ) são atividades obrigatórias e condicionais durante a formação acadêmico dos alunos e necessárias para investidura em…
6
1
Bruna Franco, Estudante de Direito
há 3 anos

Princípios basilares do direito penal

PRINCÍPIOS BASILARES DO DIREITO PENAL Bruna Franciely Borges Franco DOMICIANO¹ Layane Marques da SILVA² Resumo: O Brasil é um Estado Democrático de Direito, constituído pela Carta Cidadã de 1988, e…
1
0

Constitucionalidade Da Proibição De Determinadas Tatuagens A Candidatos A Cargo Público

Discentes: Alessandro Henrique Pereira Lacerda, Fabiana Mara Couto Cardoso, Maria Clara Borges Rodrigues e Matheus Souza Costa. RESUMO Este artigo tem como objetivo analisar a tratativa da tatuagem…
2
0
Lucas Sampaio, Advogado
há 3 anos

A inconstitucionalidade da previsão de idade mínima e máxima para o ingresso na carreira da Magistratura

A lei nº 11.697/2008, originária do Distrito Federal, dispõe acerca da organização judiciária deste e dos Territórios. Em seu artigo 52, inciso V, estabeleceu um critério etário com limites mínimo…
2
0

Pressupostos Processuais no NCPC

RESUMO: Segundo Didier, a categoria de pressupostos processuais como desenvolvimento teórico se deu através de Oskar Bulow, possuindo relação com a identificação do processo, sendo visto como um…
1
0

O Poder Judiciário como Agente de Desintegração da Democracia

1. A DEMOCRACIA 1.1. A democracia na Grécia Antiga Historicamente, a democracia surgiu na Grécia antiga por volta dos anos 590 a.C., através de reformas realizadas por Sólon, considerado um dos sete…
11
1