Inciso I do Parágrafo 1 do Artigo 87 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 87. Os Ministros de Estado serão escolhidos dentre brasileiros maiores de vinte e um anos e no exercício dos direitos políticos.
Parágrafo único. Compete ao Ministro de Estado, além de outras atribuições estabelecidas nesta Constituição e na lei:
I - exercer a orientação, coordenação e supervisão dos órgãos e entidades da administração federal na área de sua competência e referendar os atos e decretos assinados pelo Presidente da República;

MEC autoriza aulas por meios digitais até dezembro de 2020, em razão da pandemia de Covid 19

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 17/06/2020 | Edição: 114 | Seção: 1 | Página: 62 Órgão: Ministério da Educação/Gabinete do Ministro PORTARIA Nº 544, DE 16 DE JUNHO DE 2020 Dispõe sobre a…
3
0

Medidas visando à prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da COVID-19 nos ambientes de trabalho

DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 19/06/2020 | Edição: 116 | Seção: 1 | Página: 14 Órgão: Ministério da Economia/Secretaria Especial de Previdência e Trabalho PORTARIA CONJUNTA Nº 20, DE 18 DE…
3
0

Revogada portaria conjunta de Moro e Mandetta que liberava uso de força policial na pandemia

Os ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Saúde revogaram a portaria conjunta 5/20 que autorizava força policial contra quem descumprisse medidas de prevenção ao coronavírus e considerava a…
1
0
Professor Telmo, Professor
há 4 anos

Portaria Interministerial Nº 5, DE 17 de março de 2020 e os aspectos da compulsoriedade. Cenários para as forças de segurança.

O mundo está vivendo uma crise sem precedentes, e até porque não dizer inimaginável há 40 dias atrás. A Organização Mundial de Saúde (OMS), definiu que a doença respiratória COVID-19, causada pelo…
8
3

Coronavírus: Governo desiste de MP e fará lei para trazer brasileiros da China

O Governo Federal acaba de anunciar que, ao invés de editar medida provisória para regulamentar vinda de brasileiros da China, irá encaminhar ao congresso um projeto de lei. A mudança aconteceu após…
5
1

Ministério da Justiça passa a fazer intimações por aplicativos de mensagens

O Ministério da Justiça vai começar a usar aplicativos de mensagens instantâneas para intimação de atos processuais da Corregedoria-Geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A portaria não…
1
0

Ministério da Justiça passa a fazer intimações por aplicativos de mensagens

O Ministério da Justiça vai começar a usar aplicativos de mensagens instantâneas para intimação de atos processuais da Corregedoria-Geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A portaria não…
1
0

Diretores da Abin poderão decretar sigilo de informações do governo

Uma nova portaria permite que diretores da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) possam classificar informações como ultrassecretas e secretas, competência antes delegada ao ministro-chefe do…
0
0
Justificando
há 7 anos

Moraes manobra composição de Conselho Penitenciário e obtém maioria para impor rumos

Ontem, 19, o ministro Alexandre de Moraes publicou uma portaria que altera o número de integrantes do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária – CNPCP, aumentando em 8 membros na…
0
0
Alm Li Diane, Perito Criminal
há 8 anos

Ministério de Justiça paralisa áreas policiais

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, assinou portaria que, na prática, paralisa o funcionamento das áreas do ministério por 90 dias, exceto as áreas ligadas à PF, à Força Nacional e à…
1
0