Artigo 576 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 576. Se a coisa for alienada durante a locação, o adquirente não ficará obrigado a respeitar o contrato, se nele não for consignada a cláusula da sua vigência no caso de alienação, e não constar de registro.
§ 1º O registro a que se refere este artigo será o de Títulos e Documentos do domicílio do locador, quando a coisa for móvel; e será o Registro de Imóveis da respectiva circunscrição, quando imóvel.
§ 2º Em se tratando de imóvel, e ainda no caso em que o locador não esteja obrigado a respeitar o contrato, não poderá ele despedir o locatário, senão observado o prazo de noventa dias após a notificação.

Benefício de ordem do empresário.

FADAP - FAP CURSO DE DIREITO GICÉLIO ALVES CORREIA DE OLIVEIRA BENEFÍCIO DE ORDEM DO EMPRESÁRIO TUPÃ 2023 GICÉLIO ALVES CORREIA DE OLIVEIRA BENEFÍCIO DE ORDEM DO EMPRESÁRIO TUPÃ 2023 BENEFÍCIO DE…
1
0

Categorias Jurídicas Híbridas e suas classificações

Palavras-chave : categorias híbridas; propter rem ; ônus reais; obrigações com eficácia real. INTRODUÇÃO O Código Civil - CC trata de diversos assuntos e, para facilitar o estudo e entendimento das…
7
1

Alienação de imóvel locado com cláusula de vigência

Com o objetivo de dar maior segurança ao locatário, especialmente no que diz respeito ao cumprimento integral da vigência pactuada entre as partes, a Lei do Inquilinato (8.245/91) permite, aos…
7
3
Matheus Santos, Bacharel em Direito
há 2 anos

Classificação das obrigações

1) INTRODUÇÃO A presente pesquisa visará explicar acerca da teoria das obrigações, passando pelos tipos de obrigações previstas pelo Código civil brasileiro de 2002. 2) OBRIGAÇÃO HIBRIDA As…
2
0

Posso vender meu imóvel se ele estiver alugado?

A motivação para escolha entre vender ou alugar um imóvel depende de inúmeros fatores. Momento e tendências do mercado imobiliário, potencial de rentabilidade, lucratividade, características pessoais…
3
0

Análise detalhada da Medida Provisória nº 1.085/2021 e Sugestões de Ajustes:

Carlos E. Elias de Oliveira Professor de Direito Civil, Notarial e de Registros Públicos na Universidade de Brasília – UnB –, no IDP/DF, na Fundação Escola Superior do MPDFT - FESMPDFT, no EBD-SP, na…
6
0

Venda de imóvel alugado e direito de preferência

VENDA DE IMÓVEL ALUGADO E DIREITO DE PREFERÊNCIA - Com o aquecimento de vendas de imóveis, principalmente, através de financiamento imobiliário, temos enfrentado algumas situações peculiares, qual…
1
0

Contrato de Locação de Coisas

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO GIULIANA STENICO FACCO VANESSA AFONSO GONZALES BELEM SILVA CONTRATO DE LOCAÇÃO DE COISAS PIRACICABA JUNHO 2020 RESUMO O presente…
7
0
Tópico Cível, Estudante de Direito
há 4 anos

Locador vendeu o imóvel na vigência do contrato de locação: o que diz a lei?

É bastante comum que, nos cenários de venda do imóvel locado, o locatário fique com dúvidas acerca de sua nova situação jurídica quanto ao contrato de locação outrora firmado. Neste artigo,…
4
0
Flávio Tartuce, Advogado
há 4 anos

Por uma lei excepcional: dever de renegociar como condição de procedibilidade da ação de revisão e resolução contratual em tempos de Covid-19

POR UMA LEI EXCEPCIONAL: DEVER DE RENEGOCIAR COMO CONDIÇÃO DE PROCEDIBILIDADE DA AÇÃO DE REVISÃO E RESOLUÇÃO CONTRATUAL EM TEMPOS DE COVID-19 Marco Aurélio Bezerra de Melo [1] É de conhecimento geral…
16
0