Inciso II do Parágrafo 1 do Artigo 61 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Subseção III
Das Leis
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição .
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
II - disponham sobre:
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade;
(Revogado)
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;
e) criação, estruturação e atribuições dos Ministérios e órgãos da administração pública;
(Revogado)
e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)

Capacidade de inciativa do Vereador para apresentar projeto de lei que aumente despesa aos cofres públicos municipais

de seus servidores, nos termos do art. 61 , § 1º , II , a , c e e, da Constituição Federal . Nesta senda, temos o divisor... a tais matérias, a luz do art. 61 , § 1º , e art. 63 ambos da Constituiçã…
Nathalia Baroone, Estudante de Direito
há 3 meses

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados?

ao poder executivo, com base no artigo 61 , parágrafo 1 , II da Constituição Federal . Foi ai que em 27 de dezembro... de dados, em seu artigo 18 º, II, prevê o direito do titular ao acesso e …
Dica De Ouro, Advogado
há 3 meses

Lei que obriga prefeitura a transmitir licitações é constitucional

em afronta por simetria ao artigo 61, § 1º, II, “b” da Constituição Federal, ao dispor sobre matéria de iniciativa reservada...; tampouco trata do regime jurídico dos servidores públicos, tema do § …

A crise fiscal dos Estados e dos Municípios

O elemento nuclear do maquinário federal é, sem dúvidas, a distribuição de competências legislativas, que se aglutinou exageradamente sobre a União. O constituinte originário preferiu adotar a…

Agentes de Saúde e o Incentivo Financeiro Adicional

Os agentes de saúde questionam sobre a possibilidade dos municípios pagarem a verba relativa ao denominado Incentivo financeiro Adicional. Tal beneficio se vincula ao Programa de Saúde da Família e…

Qual o teto remuneratório dos procuradores municipais?

Os procuradores municipais integram a categoria da Advocacia Pública inserida pela Constituição da República dentre as funções essenciais à Justiça, na medida em que também atuam para a preservação…

Emissão pela PF de carteira para o detetive particular

CONTROLE PROFISSIONAL PELA POLÍCIA FEDERAL - ATIVIDADE TÍPICA DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA - AUSÊNCIA DE CONEXÃO COM SUA ALÇADA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA DA UNIÃO. O controle da profissão de detetive…
Leonardo Tognoc, Estudante de Direito
ano passado

Os desafios enfrentados pelas Agências Reguladoras brasileiras para o desempenho de suas competências de forma independente

Leonardo Oliveira Tognoc * Resumo: trata-se de discussão dos desafios enfrentados pelas Agências Reguladoras brasileiras para o desempenho de suas competências de forma independente em um Estado…
Monica Lopes, Advogado
ano passado

Piso salarial dos professores da educação básica

1. A Lei nº 11.738/2008 – Piso Nacional do Magistério Público A Constituição Federal fixa, no inciso VIII, do Art. 206, os princípios basilares do ensino, destacando, entre eles, o piso salarial dos…
Thais Souza, Advogado
ano passado

Análise da Competência para propositura do Projeto de Lei nº 2.501/19

Foi proposto em 08/05/19, Projeto de Lei nº 2501/2019 de iniciativa do Senador Plínio Valério (PSDB/AM), propondo a concessão de isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e altera a…