Art. 61, § 1, inc. II da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Subseção III
Das Leis
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição .
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
II - disponham sobre:
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade;
(Revogado)
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;
e) criação, estruturação e atribuições dos Ministérios e órgãos da administração pública;
(Revogado)
e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)

TJ-SP anula lei estadual que previa remição da pena por meio de leitura

aos artigos 61, § 1º, inciso II, e 84, inciso VI, ambos da Constituição da República. 2182765-41.2019.8.26.0000 TJ-SP anula lei estadual que previa remição da pena por meio de leitura..., houve …

TJ-RJ mantém inconstitucional lei que define limites de velocidade de bicicletas

municipal, conforme prevê o artigo 61, parágrafo 1°, inciso II, da Constituição Federal, cuja aplicação, por simetria..., XI, da Constituição Federal. Dessa maneira, a lei municipal viola o …

Confederação questiona lei que suspendeu reajuste de servidores do Tocantins

, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição Federal e o artigo 27, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição do Estado... ou modifiquem o regime jurídico de cargos, funções ou empregos públicos na …

Confederação questiona lei que suspendeu reajustes de servidores públicos do Tocantins

o artigo 61, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição Federal e o artigo 27, parágrafo 1º, inciso II, da Constituição... do Estado do Tocantins. A autora da ação afirma que a Constituição Federal e …

DECISÃO: Revisão anual da remuneração dos servidores públicos depende de edição de lei específica

, conforme previsto no art. 61, § 1º, II, alínea “a” e o art. 84, II, ambos da Constituição Federal, da edição de lei... do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) manteve a sentença, do Juízo …
Diego Carvalho, Advogado
há 10 meses

Honorários de sucumbência para advogados públicos violam Constituição, diz Raquel Dodge

37, X, e 61, parágrafo 1º, II, “a”, da Constituição, determinam que a remuneração dos funcionários da União só pode ser... sustenta que as normas violam o artigo 39, parágrafo 4º, da Constituição. …
Augusto Leitao, Advogado
há 10 meses

Concursos Militares - Pode Fixar Altura Mínima?

do Presidente da República, conforme texto da própria Constituição Federal, no artigo61, § 1º, II, “f” da Constituição.../ ) o artigo nº 142, § 3º, X da Constituição Federal determina que os …

Honorários de sucumbência para advogados públicos violam Constituição, diz PGR

, e 61, parágrafo 1º, II, “a”, da Constituição, determinam que a remuneração dos funcionários da União só pode ser alterada... que as normas violam o artigo 39, parágrafo 4º, da Constituição. O …

Supremo Tribunal Federal declara inconstitucional lei de Santa Catarina sobre regras de seguro

, parágrafo 1º, inciso II, e artigo 84, inciso VI, da Constituição Federal, que constitui norma de observância obrigatória... autoriza os estados nem o Distrito Federal a disciplinarem relações …

Supremo Tribunal Federal declara inconstitucional lei de Santa Catarina sobre regras de seguro

, parágrafo 1º, inciso II, e artigo 84, inciso VI, da Constituição Federal, que constitui norma de observância obrigatória... autoriza os estados nem o Distrito Federal a disciplinarem relações …