Parágrafo 1 Artigo 61 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Subseção III
Das Leis
Art. 61. A iniciativa das leis complementares e ordinárias cabe a qualquer membro ou Comissão da Câmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da República, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da República e aos cidadãos, na forma e nos casos previstos nesta Constituição.
§ 1º São de iniciativa privativa do Presidente da República as leis que:
I - fixem ou modifiquem os efetivos das Forças Armadas;
II - disponham sobre:
a) criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração;
b) organização administrativa e judiciária, matéria tributária e orçamentária, serviços públicos e pessoal da administração dos Territórios;
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade;
(Revogado)
c) servidores públicos da União e Territórios, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)
d) organização do Ministério Público e da Defensoria Pública da União, bem como normas gerais para a organização do Ministério Público e da Defensoria Pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios;
e) criação, estruturação e atribuições dos Ministérios e órgãos da administração pública;
(Revogado)
e) criação e extinção de Ministérios e órgãos da administração pública, observado o disposto no art. 84, VI; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 32, de 2001)
f) militares das Forças Armadas, seu regime jurídico, provimento de cargos, promoções, estabilidade, remuneração, reforma e transferência para a reserva. (Incluída pela Emenda Constitucional nº 18, de 1998)

O instituto da reversão à atividade após aposentação no âmbito do Ministério Público do Estado do Ceará

seria exclusiva do chefe do Poder Executivo, nos termos do art. 61, § 1º, II, da CF/88. Em 01/12/2015, o Congresso... Art. 100. Até que entre em vigor a lei complementar de que trata o inciso II do …

Capacidade de inciativa do Vereador para apresentar projeto de lei que aumente despesa aos cofres públicos municipais

a tais matérias, a luz do art. 61 , § 1º , e art. 63 ambos da Constituição Federal . Antes de adentrar na temática proposta... de seus servidores, nos termos do art. 61 , § 1º , II , a , c e e, da C…
Nathalia Baroone, Estudante de Direito
há 7 meses

O que é a Lei Geral de Proteção de Dados?

ao poder executivo, com base no artigo 61 , parágrafo 1 , II da Constituição Federal . Foi ai que em 27 de dezembro... do exercício de atividades relacionadas a tratamento de dados. Nesse sentido, …
Dica De Ouro, Advogado
há 7 meses

Lei que obriga prefeitura a transmitir licitações é constitucional

em afronta por simetria ao artigo 61, § 1º, II, “b” da Constituição Federal, ao dispor sobre matéria de iniciativa reservada...; tampouco trata do regime jurídico dos servidores públicos, tema do § …

A crise fiscal dos Estados e dos Municípios

O elemento nuclear do maquinário federal é, sem dúvidas, a distribuição de competências legislativas, que se aglutinou exageradamente sobre a União. O constituinte originário preferiu adotar a…
Marcos Augusto, Advogado
há 10 meses

O Princípio da Juridicidade como Sucessor da Legalidade Administrativa

RESUMO O princípio da legalidade no atual cenário do direito administrativo brasileiro há de ser analisado dentro do contexto prático de acordo com o alinhamento que é proposto por nosso sistema…

Agentes de Saúde e o Incentivo Financeiro Adicional

Os agentes de saúde questionam sobre a possibilidade dos municípios pagarem a verba relativa ao denominado Incentivo financeiro Adicional. Tal beneficio se vincula ao Programa de Saúde da Família e…

Qual o teto remuneratório dos procuradores municipais?

Os procuradores municipais integram a categoria da Advocacia Pública inserida pela Constituição da República dentre as funções essenciais à Justiça, na medida em que também atuam para a preservação…

Adoção intuitu personae: um instrumento jurídico para assegurar de forma efetiva as garantias constitucionais da criança e do adolescente.

CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM CURSO DE DIREITO LETÍCIA GONÇALVES SILVA ADOÇÃO INTUITU PERSONAE : UM INSTRUMENTO JURÍDICO PARA ASSEGURAR DE FORMA EFETIVA AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DA…

Emissão pela PF de carteira para o detetive particular

CONTROLE PROFISSIONAL PELA POLÍCIA FEDERAL - ATIVIDADE TÍPICA DE POLÍCIA ADMINISTRATIVA - AUSÊNCIA DE CONEXÃO COM SUA ALÇADA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA DA UNIÃO. O controle da profissão de detetive…