Parágrafo 1 Artigo 500 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 500. Se, na venda de um imóvel, se estipular o preço por medida de extensão, ou se determinar a respectiva área, e esta não corresponder, em qualquer dos casos, às dimensões dadas, o comprador terá o direito de exigir o complemento da área, e, não sendo isso possível, o de reclamar a resolução do contrato ou abatimento proporcional ao preço.
§ 1º Presume-se que a referência às dimensões foi simplesmente enunciativa, quando a diferença encontrada não exceder de um vigésimo da área total enunciada, ressalvado ao comprador o direito de provar que, em tais circunstâncias, não teria realizado o negócio.

A venda ad mensuram e a venda ad corpus

A VENDA AD MENSURAM E A VENDA AD CORPUS Rogério Tadeu Romano O Código Civil de 1916 já conceituava a compra e venda como um contrato em que uma pessoa (vendedor) se obriga a transferir a outra pessoa…
1
0

A nova decisão do STJ sobre caso envolvendo pequena variação entre a área informada no contrato e a área real do imóvel vendido

O nosso sistema jurídico historicamente seguiu o modelo Civil Law , de origem romano-germânica, essencialmente legalista. Porém, nas últimas décadas, houve significativa aproximação de nosso sistema…
77
28

Imóvel comprado na planta: A diferença de metragem a menor não autoriza a resolução do contrato.

Em contrato de compra e venda de imóvel na planta, a diferença ínfima a menor na metragem, que não inviabiliza ou prejudica a utilização do imóvel para o fim esperado, não autoriza a resolução…
1
0

Apontamentos sobre a venda ad mensuram e a venda ad corpus

APONTAMENTOS SOBRE A VENDA AD MENSURAM E A VENDA AD CORPUS Rogério Tadeu Romano A VENDA AD MENSURAM E A VENDA AD CORPUS Rogério Tadeu Romano I – GENERALIDADES O Código Civil de 1916 já conceituava a…
1
0

Modalidade "ad corpus"​ e “ad mensuram” na compra de imóvel rural para produção agrícola.

Cotidianamente os players do agronegócio brasileiro se deparam com relações jurídicas imobiliárias, especialmente a aquisição ou expansão de imóveis rurais com a finalidade de produção agrícola. São…
3
0

Conheça 05 itens que merecem atenção no seu contrato ao comprar um imóvel

Na compra de um imóvel, é muito importante observar pontualmente o que cada cláusula descreve e o que cada uma significa. Foi através dos contratos que analiso para meus clientes que resolvi trazer…
9
1
Gabriela Silva, Advogado
há 4 anos

Imóvel entregue com metragem menor do que a anunciada gera dever de indenizar

      Quando um imóvel é anunciado a venda, é divulgado conjuntamente a devida metragem, assim, no momento da entrega das chaves do imóvel, podendo ser casa, sobrado, apartamento, etc., as dimensões…
0
0

Cuidados ao Comprar um Imóvel - 5 passos para não ter dor de cabeça.

Cuidados ao Comprar um Imóvel - 5 passos para não ter dor de cabeça. Para muitos brasileiros o sonho da compra da casa própria é algo cultivado desde a infância. No entanto, são necessários cuidados…
4
0
Laila Farias, Advogado
há 5 anos

Comprei um imóvel e descobri que a área é menor que a constava no contrato.

Como quase tudo no Direito, a resposta é: depende. A primeira análise a ser realizada para responder a pergunta se refere a forma da compra, podendo ser: 1. Ad corpus : a venda ad corpus ocorre…
4
0

Os principais cuidados no ato da compra do imóvel

É bem verdade que a economia ainda parece estar estagnada, mas os números são mais favoráveis do que nos últimos anos, a inflação está um pouco mais controlada, o desemprego ainda é alto, mas os…
4
0