Parágrafo 1 Artigo 500 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 500. Se, na venda de um imóvel, se estipular o preço por medida de extensão, ou se determinar a respectiva área, e esta não corresponder, em qualquer dos casos, às dimensões dadas, o comprador terá o direito de exigir o complemento da área, e, não sendo isso possível, o de reclamar a resolução do contrato ou abatimento proporcional ao preço.
§ 1º Presume-se que a referência às dimensões foi simplesmente enunciativa, quando a diferença encontrada não exceder de um vigésimo da área total enunciada, ressalvado ao comprador o direito de provar que, em tais circunstâncias, não teria realizado o negócio.

Construtora é condenada por entregar vagas de garagem menores que as contratadas

O Código Civil não tem o alcance de conceder ao vendedor do imóvel o direito de abater da indenização devida por má prestação de serviço o valor equivalente a 5% da previsão do contrato, mesmo que…
1
0

A Terceira Tuma do STJ, manteve, por unanimidade, a condenação de construtora que entregou vagas de garagem com metragem menor que a contratada.

Notícias DECISÃO 25/01/2024 06:55 Mantida condenação de construtora que entregou vagas de garagem com metragem menor que a contratada A Terceira Tuma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por…
1
0
Alex Castiglioni, Advogado
há 5 meses

Construtora é condenada por entregar imóvel menor que o contratado

A compra da casa própria é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, algumas vezes esse sonho é frustrado devido a vícios construtivos nos imóveis, inclusive no tocante a medidas divergentes do…
1
0

Vícios em construção de prédio geram dever de indenizar de incorporadora

O § 1º do art. 500 do Código Civil, que diz respeito a quando as dimensões de um imóvel vendido são meramente enunciativas, não pode ser utilizado para fins de redução de indenização devida. Pela…
2
0
Flávio Tartuce, Advogado
ano passado

Resumo. Informativo 767 do STJ. 21 de março de 2023.

RESUMO. INFORMATIVO 767 DO STJ. TERCEIRA TURMA Processo REsp 2.021.711-RS , Rel. Ministra Nancy Andrighi, Rel. para acórdão Ministro Moura Ribeiro, Terceira Turma, por maioria, julgado em 14/3/2023.
24
0

[Resumo Informativo] Jurisprudência do STJ Informativo nº 767 - 21 de março de 2023.

Informativo nº 767 21 de março de 2023. RECURSOS REPETITIVOS - AFETAÇÃO Processo ProAfR no REsp 1.987.558-PR , Rel. Ministro João Otávio de Noronha, Corte Especial, por unanimidade, julgado em…
3
0

[Resumo] Informativo 767 STJ

Amigos, Vamos conhecer os destaques da Edição 767 do Informativo de Jurisprudência do STJ? CLICANDO AQUI você acessa a íntegra da edição . Abraço e até a próxima! PRIMEIRA TURMA REsp 1.930.735-TO ,…
3
0
Pablo Salles, Advogado
há 3 anos

TRF1 - Comprador de imóvel com preço estipulado por unidade não tem direito à compensação

A 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) negou provimento à apelação de um adquirente de imóvel do Programa "Minha casa, minha vida" (PMCMV), da sentença que deu parcial provimento…
1
0

Contrato de compra e venda de imóvel – quando a medida de extensão da área tem ou não relevância

O contrato de compra e venda do imóvel pode ser celebrado por medida de extensão (a chamada venda AD MENSURAM ) ou por referencia meramente enunciativa (denominada venda AD CORPUS ). Na venda ad…
2
0

TJDFT - Imóvel entregue com metragem inferior à contratada gera dever de indenizar

Juiz da 4ª Vara Cível de Brasília julgou procedente, em parte, os pedidos do autor e condenou as empresas G. S. Empreendimentos Imobiliários SPE LTDA, G. Incorporações e Construções S/A, P. R. S/A…
0
0