Artigo 522 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 522. A administração do sindicato será exercida por uma diretoria constituída no máximo de sete e no mínimo de três membros e de um Conselho Fiscal composto de três membros, eleitos esses órgãos pela Assembléia Geral. (Vide ADPF 276)
§ 1º A diretoria elegerá, dentre os seus membros, o presidente do sindicato.
§ 2º A competência do Conselho Fiscal é limitada à fiscalização da gestão financeira do sindicato.
§ 3º - Constituirão atribuição exclusiva da Diretoria do Sindicato e dos Delegados Sindicais, a que se refere o art. 523, a representação e a defesa dos interesses da entidade perante os poderes públicos e as empresas, salvo mandatário com poderes outorgados por procuração da Diretoria, ou associado investido em representação prevista em lei. (Incluído pelo Decreto-lei nº 9.502, de 23.7.1946)
Sergio Taquini, Estudante de Direito
há 4 dias

Estabilidade no Emprego

ESTABILIDADE NO EMPREGO INTRODUÇÃO Um dos princípios fundamentais do direito do trabalho, é o princípio da continuidade da relação de emprego, e por isso, o fim do vínculo de trabalho apresenta…

Cinco súmulas do TST que já caíram no exame da OAB - primeira fase

Bom dia oabeiros! Hoje vamos falar sobre Direito do Trabalho Um presentinho para vocês, cinco súmulas do TST que já caíram no exame da OAB - primeira fase. Espero que gostem! Por Jorge Henrique Sousa…

Cinco súmulas do TST que já caíram no exame da OAB - primeira fase

Bom dia oabeiros! Hoje vamos falar sobre Direito do Trabalho Um presentinho para vocês, cinco súmulas do TST que já caíram no exame da OAB - primeira fase. Espero que gostem! Por Jorge Henrique Sousa…

Prática Trabalhista

apenas o número máximo de sete membros eleitos dirigentes sindicais, conforme art. 522 da CLT e Súmula 369, II do TST... do art. 791-A da CLT, no importe de 15%. Nestes termos, Pede deferimento. …

A efetividade das tutelas de urgência na Justiça do trabalho.

A EFETIVIDADE DAS TUTELAS DE URGÊNCIA NA JUSTIÇA DO TRABALHO: MEDIDAS LIMINARES Maurício de Castro Pinto RESUMO Nesse artigo abordaremos cabimentos de medidas supletivas e subsidiarias na Justiça do…
Walisson Meira, Estudante de Direito
há 2 anos

Tipos de Estabilidade no Direito Material do Trabalho

1. Introdução De acordo com Mauricio Godinho Delgado, estabilidade no direito material do trabalho, trata-se de uma “vantagem jurídica de caráter permanente deferida ao empregado em virtude de uma…

Formas de garantia de emprego

1) Introdução O presente trabalho tem como objetivo explanar acerca das formas de garantia de emprego, dentro de nosso ordenamento jurídico Brasileiro. Buscamos distinguir de forma expressa a…

Resumo. Direito Tutelar e Coletivo do Trabalho.

DIREITO TUTELAR E COLETIVO DO TRABALHO 1. PRERROGATIVAS DOS SINDICATOS - FUNÇÃO REPRESENTATIVA Sobre o assunto, está assentado na Constituição Federal de 1988. Art. 8º É livre a associação…

As Principais Estabilidades no Direito do Trabalho

RESUMO O presente Artigo surge da necessidade de mostrar a importância de um dos principais institutos da legislação trabalhista, partindo-se do pressuposto de que a estabilidade no emprego é um…

Contribuição Sindical

RESUMO A contribuição sindical foi uma conquista da Constituição de 1988, corroborando com interesses das classes em manterem-se firmes na busca de direitos aos trabalhadores. A finalidade da…