Inciso V do Artigo 49 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
V - sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegação legislativa;

Degustação da Obra - A Fiscalização Abstrata da Constitucionalidade no Direito Brasileiro - Ed. 2022

1.5. A fiscalização da constitucionalidade e suas formas de manifestação O transitar pelo terreno da fiscalização da constitucionalidade exige o domínio de algumas categorias a todo momento…
0
0

1.1.. A Constituição Como Lei Fundamental - Capítulo 1. A Constituição e a Fiscalização Abstrata da Constitucionalidade: Conceitos Operacionais

Sumário: 1.1. A Constituição como lei fundamental 1.2. A fiscalização da constitucionalidade e seus pressupostos 1.2.1. A Constituição formal 1.2.2. A compreensão da Constituição como lei fundamental…
0
0

Parte III. Perfil Funcional - Processo Constitucional: Do Controle ao Processo, dos Modelos ao Sistema

1. Uma Fotografia Quatorze peças. É preciso encaixar quatorze peças para que a fotografia do nosso sistema seja revelada 1 . Inventariá-las não deixa de ser um esforço didático 2 . É da conjugação do…
0
0

Art. 48 - Seção II. Das Atribuições do Congresso Nacional - Constituição Federal Comentada

Seção II Das Atribuições do Congresso Nacional Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre…
0
0

2. Acordos de Leniência e Regimes Sancionadores Múltiplos: Pontos de Partida para Uma Integração Constitucional

Gilmar Ferreira Mendes 1 Victor Oliveira Fernandes 2 Introdução As reformas legislativas que, nas últimas duas décadas, viabilizaram a internalização da agenda internacional de combate à corrupção…
0
0

7. Sistema de ordenação das finanças - Parte II – Ordem econômica e financeira - Direito Constitucional Brasileiro: constituições econômica e social

7 Sistema de ordenação das finanças Luciane Moessa de Souza Sumário: 1. Introdução: regulação econômico‑financeira e a articulação com as demais políticas públicas – 2. Ordenação das finanças…
0
0

8. Esboço de uma análise econômica da Constituição de 1988 - Parte II – Ordem econômica e financeira - Direito Constitucional Brasileiro: constituições econômica e social

8 Esboço de uma análise econômica da Constituição de 1988 Luís Fernando Sgarbossa Sumário: 1. Elementos introdutórios – 2. Análise econômica da Constituição de 05.10.1988: 2.1. O federalismo…
0
0

8. Esboço de Uma Análise Econômica da Constituição de 1988 - Parte II – Ordem Econômica e Financeira - Direito Constitucional Brasileiro: Constituições Econômica e Social

Luís Fernando Sgarbossa 1. Elementos Introdutórios Coube-nos discorrer, no presente Curso, sobre o espaço para a Análise Econômica do Direito na Constituição da República Federativa do Brasil de…
0
0

60. Criação, estruturação e extinção de órgãos públicos - Capítulo 6 - Organização administrativa - Direito administrativo: Fundamentos e princípios do direito administrativo

60 CRIAÇÃO, ESTRUTURAÇÃO E EXTINÇÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS LIMITES DA LEI E DO DECRETO REGULAMENTAR CARLOS ARI SUNDFELD Professor de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Pontifícia…
0
0

Capítulo 2. Condomínio Urbano Simples: Análises para Sua Aplicação - O Direito e o Extrajudicial: Direito Civil II

Lorruane Matuszewski 1. Introdução A Lei 13.465/2017 criou uma nova forma de condomínio, batizada pela lei de condomínio urbano simples. Relembrando o conceito de condomínio geral, Caio Mário da…
0
0