Inciso I do Artigo 49 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional:
I - resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimônio nacional;
Paulo Cosmo Jr, Estudante de Direito
há 22 dias

Fontes materiais e fontes formas

As fontes do Direito podem ser classificadas em materiais e formais. Fontes materiais referem-se aos fatores sociais, econômicos, políticos, filosóficos e históricos que deram origem ao Direito,…

Direito ao trabalho e direitos humanos

O Direito Internacional do Trabalho é um capítulo ou um ramo especializado do Direito Internacional Público, os princípios que regem o Direito Internacional do Trabalho estão inseridos no art. 2.º da…
Thiago Baldo, Estudante de Direito
há 3 meses

Hierarquia dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos no Ordenamento Jurídico Brasileiro

Thiago Baldo Aluno da Universidade Unaerp, Ribeirão Preto. Sumário: 1. Como se dá a incorporação dos tratados internacionais dos quais o Brasil é signatário, no ordenamento jurídico brasileiro?; 2.
Danielle Sousa, Advogado
há 5 meses

Direito Internacional Público, Tratados Internacionais e as Sanções Aplicadas.

Este presente artigo tem o objetivo de discutir a respeito das sanções aplicados em Estados membros e/ou signatários de Tratados Internacionais, por algum descumprimento ou violação das normas…

O acordo de Paris e a prática internacional dos tratados

O ACORDO DE PARIS E A PRÁTICA INTERNACIONAL DOS TRATADOS Rogério Tadeu Romano I – OS TRATADOS INTERNACIONAIS O tratado é um acordo formal: ele se exprime, com precisão, em determinado momento…

Crimes no abuso de liberdade de expressão

Primeira imagem: Felipe Neto é intimado a depor com base em Lei de Segurança Nacional , herança da ditadura . Três imagens. Da esquerda para direita: 1) Ministro da Justiça pede investigação de…
Jean Nunes, Advogado
há 6 meses

Ainda existe ação de interdição no ordenamento jurídico brasileiro? Qual o "status" dos tratados internacionais de Direitos Humanos?

Essa edição do PESQUISE DIREITO está densa e muito interessante. Em atuação ordinária em vara cível da capital, você recebe processo concluso para sentença no qual se discutia ação de interdição…

Sistema Prisional Brasileiro: Perspectivas acerca da ADPF 347 e a busca pela ressocialização

. (GRECO, 2016, p. 581). Conforme artigo 5°, inciso XLVII, da Constituição Federal: ―não haverá pena: a) de morte, salvo... o artigo 1°, III, da Constituição Federal: ―A República Federativa do …

Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e a mudança paradigmática no conceito de Pessoa com Deficiência O movimento das pessoas com deficiência vem há décadas na luta pela…

O Direito da Prosperidade

THE LAW OF PROSPERITY: A DISCIPLINE THAT TEACHES THE DIGNITY OF THE HUMAN PERSON IN PRACTICE Prosperidade – Desenvolvimento - Dignidade – Felicidade – Trabalho Prosperity - Development - Dignity -…