Art. 48, inc. II da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 48. Cabe ao Congresso Nacional, com a sanção do Presidente da República, não exigida esta para o especificado nos arts. 49, 51 e 52, dispor sobre todas as matérias de competência da União, especialmente sobre:
II - plano plurianual, diretrizes orçamentárias, orçamento anual, operações de crédito, dívida pública e emissões de curso forçado;

CASE: Crédito Externo - Efetivação de Políticas Públicas ou Instrumento de Subserviência Internacional?

CASE: CRÉDITO EXTERNO – EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS OU INSTRUMENTO DE SUBSERVIÊNCIA INTERNACIONAL? ¹ João Boabaid de Oliveira Itapary Neto² IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DO CASO Descrição das decisões…