Art. 302 do Código Processo Civil - Lei 5869/73

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 302. Cabe também ao réu manifestar-se precisamente sobre os fatos narrados na petição inicial. Presumem-se verdadeiros os fatos não impugnados, salvo:
I - se não for admissível, a seu respeito, a confissão;
II - se a petição inicial não estiver acompanhada do instrumento público que a lei considerar da substância do ato;
III - se estiverem em contradição com a defesa, considerada em seu conjunto.
Parágrafo único. Esta regra, quanto ao ônus da impugnação especificada dos fatos, não se aplica ao advogado dativo, ao curador especial e ao órgão do Ministério Público.

Identificação das peças de tributário por palavras chaves

IDENTIFICAÇÃO DAS PEÇAS POR PALAVRAS CHAVES 1- AÇÃO DECLARATÓRIA DE INEXISTÊNCIA DE RELAÇÃO JURÍDICO TRIBUTÁRIA ü Impedir lançamento, evitar autuação, resguardar, dúvida quanto a ser devido. v Com…

Os cuidados necessários com as senhas pessoais e o perigo do empréstimo consignado realizado em caixas eletrônicos

O Brasil envelheceu. Na década de 60, possuia pouco mais de 3 milhões de idosos. Em 2010, já eram quase 20 milhões. Somados a isso, a chamada “melhor idade” possui atualmente uma expectativa de vida…
Rafael Secario, Advogado
há 2 anos

Situações da tutela da evidência na sentença

1. Tutela da evidência durante a sentença 1.1 A contestação genérica produzida pelo réu O Código de Processo Civil da Itália não permite a contestação genérica, onde nesse país é título de discussão…
Andre Querino, Advogado
há 3 anos

O plano de saúde é obrigado a cobrir tratamento de fertilização “in vitro”?

1ª CORRENTE: SIM “2. O artigo 35-C da Lei nº 9.656/98, com a redação conferida pela Lei nº 11.935/2009, incluiu todos os procedimentos de planejamento familiar como obrigatórios para as operadoras de…
Beatriz Cardoso, Estudante de Direito
há 3 anos

Tutela Jurisdicional

1. INTRODUÇÃO A atividade jurisdicional do Estado surgiu para regular as relações entre os indivíduos que compõem a organização social, tutelando os direitos que, cada um destes, já não mais pode…
Bruno Heber , Advogado
há 3 anos

O Direito de Greve e a inversão do risco negocial à luz do Código de Defesa do Consumidor

INTRODUÇÃO Os direitos e garantias fundamentais previstos na atual Constituição brasileira tem seu exercício carregado por uma infinidade de traduções e polêmicas em nosso ordenamento jurídico atual.
Jamile Massad, Estudante de Direito
há 3 anos

Os diversos meios de provas no Código de Processo Civil

1. INTRODUÇÃO 1.1. Conceito: De acordo com o Código de Processo Civil em seu artigo 369 , a prova é todo meio legal, bem como os meios moralmente legítimos, que tem a finalidade de provar a verdade…

Algumas dicas para redação forense

Princípios gerais de redação 1.1. Verdade Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. (Jesus) A boa redação deve necessariamente respeitar a verdade. Falar a verdade e, mais ainda, registrá-la…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 3 anos

Apontamentos sobre a teoria geral da prova

Resumo: O artigo aborda os principais elementos da teoria geral da prova com foco no atual Código de Processo Civil Brasileiro e, também, ao novo CPC , o Projeto de Lei do Senado 166/2010, apontando…

Ação revisional de aluguel

Ação revisional de aluguel José Horácio Cintra Gonçalves Pereira Com o advento da Lei n. 8.245 , de 18 de outubro de 1991, a ação revisional de aluguel recebeu regulamentação nos seus artigos 68 a 70…