Artigo 354 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 354. Havendo capital e juros, o pagamento imputar-se-á primeiro nos juros vencidos, e depois no capital, salvo estipulação em contrário, ou se o credor passar a quitação por conta do capital.

A capitalização de juros

A CAPITALIZAÇÃO DE JUROS Rogério Tadeu Romano I - CONCEITO A capitalização de juros, também chamada de anatocismo, ocorre quando os juros são calculados sobre os próprios juros devidos. Outras…
1
0
há 10 meses

Do Pagamento em Consignação

OSWALDO ARANHA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO- TRABALHO DE DIREITO CIVIL III Do Pagamento em Consignação O pagamento em consignação pode ter como objeto bens…
3
0
Robson Gonçalves
há 11 meses

Artigo do pagamento em consignação

OSWALDO ARANHA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO ROBSON GONCALVES- 202120644 Do Pagamento em Consignação O pagamento em consignação pode ter como objeto bens…
2
0

Compensação tributária e direito de petição

COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA E DIREITO DE PETIÇÃO Rogério Tadeu Romano I – COMPENSAÇÃO TRIBUTÁRIA O Código Tributário Nacional não estabelece a compensação como forma de extinção do crédito tributário.
17
1

A utilização dos precatórios como compensação tributária.

CAPÍTULO 2 A COMPENSAÇÃO NO DIREITO TRIBUTÁRIO Neste capítulo será apresentado a compensação em matéria tributária que é regulada pelo Código Tributário Nacional e é considerada como uma das formas…
3
0

Empréstimos e o artigo 354 do Código Civil

Em qualquer operação de empréstimo, o credor deve receber e o devedor deve pagar somente os exatos valores e encargos contratados, nem menos, nem mais. Este estudo tratará de empréstimos e/ou…
3
0
Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
há 3 anos

Conceito e maneiras de realizar imputação do pagamento

O que é e como ocorre a imputação do pagamento? A imputação do pagamento significa que o devedor pode escolher qual débito deseja pagar primeiro quando possuir 2 ou mais dívidas com o mesmo credor.
5
0
Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
há 3 anos

Como pagar dando uma quitação válida? sou responsável pelas despesas dela?

O objeto do pagamento e sua prova. Quem dera se o ato de pagar fosse apenas entregar o dinheiro e receber o recibo do vendedor. Quando entramos na realidade, o pagamento é muito mais detalhado do que…
6
0

Conceitos de Direito Tributário para o exame da OAB - 79: Compensação

COMPENSAÇÃO Compensação é uma modalidade de extinção do crédito tributário. (art. 156, II do CTN) De acordo com Caio Mário da Silva Pereira, a compensação é a “extinção das obrigações quando duas…
1
0

Suspensão do prazo prescricional da pretensão securitária pelo pedido de pagamento de indenização

Foi decidido pelo Superior Tribunal de Justiça que o pedido do pagamento de indenização à seguradora suspende o prazo de prescrição até que o segurado tenha ciência da decisão. (Súmula n. 229/STJ)…
1
0