Art. 487 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:
I - oito dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; (Redação dada pela Lei nº 1.530, de 26.12.1951)
II - trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa. (Redação dada pela Lei nº 1.530, de 26.12.1951)
§ 1º - A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
§ 2º - A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
§ 3º - Em se tratando de salário pago na base de tarefa, o cálculo, para os efeitos dos parágrafos anteriores, será feito de acordo com a média dos últimos 12 (doze) meses de serviço.
§ 4º - É devido o aviso prévio na despedida indireta. (Parágrafo incluído pela Lei nº 7.108, de 5.7.1983)
§ 5o O valor das horas extraordinárias habituais integra o aviso prévio indenizado. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.218, de 11.4.2001)
§ 6o O reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prévio, beneficia o empregado pré-avisado da despedida, mesmo que tenha recebido antecipadamente os salários correspondentes ao período do aviso, que integra seu tempo de serviço para todos os efeitos legais. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.218, de 11.4.2001)
Marcelo Coelho, Advogado
há 6 dias

Impactos do Coronavírus no contrato de trabalho e a responsabilidade do Estado ("factum principis").

Não há dúvidas da crise econômica gerada pelo Coronavírus. A livre iniciativa e o trabalho estão sendo drasticamente afetados. O medo que paira pelo ar é se conseguirão atravessar essa crise mantendo…

Direitos Trabalhistas em tempos de Coronavírus

que os empregados trabalhem em casa? Não. Segundo a legislação trabalhista (art. 75-C, § 1o da CLT), se não constar... em ambientes impróprios, ele pode até mesmo exigir judicialmente a rescisão do …
Luma Banks, Advogado
há 14 dias

Aviso Prévio: tudo o que você precisa saber!

Bateu aquela vontade de sair do seu atual emprego? Espera aí! Saiba que você não pode largar o seu trabalho de um dia para o outro que vai ficar tudo bem. Antes de tudo, você precisa avisar o seu…

Da Inconstitucional e Ilegal Inclusão de Verbas Indenizatórias na Base de Cálculo das Contribuições Previdenciárias e de Terceiros

A competência tributária para a instituição e cobrança das contribuições para financiamento da seguridade social sobre a folha de salários e demais rendimentos está prevista e delimitada no art. 195,…

Aplicação do Aviso Prévio

Surgimento do aviso prévio O aviso prévio é um instituto que surgiu na Revolução Francesa com o Estado Liberal para libertar as pessoas dos contratos de trabalho por prazo indeterminado que não…

O que acontece se eu não cumprir o aviso prévio?

O aviso prévio é um assunto que levanta muitas dúvidas na cabeça do empregado, seja quando este é demitido, como também, quando pede demissão. Se você está pensando em pedir demissão e tem dúvidas…

Quais os meus direitos se eu pedir demissão?

Uma série de fatores leva o empregado a pensar em pedir demissão, como baixo salário, falta de reconhecimento, perseguição do chefe, falta de oportunidade de crescimento, outro emprego melhor, dentre…

Aviso prévio indenizado x Aviso prévio trabalhado

O presente texto visa esclarecer dúvidas de muitos empregados, que ao sair da empresa às vezes não entendem aquele desconto a título de aviso prévio. VAMOS LÁ! Quando o aviso prévio é indenizado? ·…
Wilson Seabra, Advogado
há 2 meses

Aviso prévio e suas incidências

INTRODUÇÃO O presente material tem como objetivo, além de auxiliar nos estudos dos operadores do direito em geral, em especial os que escolheram a área trabalhista como âmbito de atuação, também de…
Kayo Melo, Advogado
há 2 meses

Aviso prévio e suas incidências.

INTRODUÇÃO O presente material tem como objetivo, além de auxiliar nos estudos dos operadores do direito em geral, em especial os que escolheram a área trabalhista como âmbito de atuação, também de…