Artigo 487 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:
I - 3 dias, se o empregado receber, diariamente, o seu salário;
(Revogado)
I - oito dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior; (Redação dada pela Lei nº 1.530, de 26.12.1951)
II - 8 dias, se o pagamento for efetuado por semana ou tempo inferior;
(Revogado)
II - trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa. (Redação dada pela Lei nº 1.530, de 26.12.1951)
§ 1º - A falta do aviso prévio por parte do empregador dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo do aviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço.
§ 2º - A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
§ 3º - Em se tratando de salário pago na base de tarefa, o cálculo, para os efeitos dos parágrafos anteriores, será feito de acordo com a média dos últimos 12 (doze) meses de serviço.
§ 4º - É devido o aviso prévio na despedida indireta. (Parágrafo incluído pela Lei nº 7.108, de 5.7.1983)
§ 5o O valor das horas extraordinárias habituais integra o aviso prévio indenizado. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.218, de 11.4.2001)
§ 6o O reajustamento salarial coletivo, determinado no curso do aviso prévio, beneficia o empregado pré-avisado da despedida, mesmo que tenha recebido antecipadamente os salários correspondentes ao período do aviso, que integra seu tempo de serviço para todos os efeitos legais. (Parágrafo incluído pela Lei nº 10.218, de 11.4.2001)

Art. 6º - Capítulo II. Dos Direitos Sociais - Constituição Federal Comentada

Capítulo II Dos Direitos Sociais Art. 6º. São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à…
0
0

Título II - Conteúdo Extra - Constituição Federal Comentada

Capítulo I Dos direitos e deveres individuais e coletivos V. arts. 1.º, III, 3.º, I, e 5.º, CF ; Dec. 678/1992 (Promulga a Convenção Americana sobre Direitos Humanos – Pacto de São José da Costa…
0
0

Valor real e valor estimado - Capítulo 15 Salário-utilidade - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Livro da Remuneração

Valor real e valor estimado Esses dois itens finais (alimentação e roupas) podem seguir o conceito do valor real da utilidade. Valor real consiste simplesmente em atribuir à utilidade o mesmo preço…
0
0

Capítulo 3 Gorjeta - Curso de Direito do Trabalho Aplicado - Livro da Remuneração

Capítulo 3 Gorjeta O capítulo anterior fez diversas referências ao assunto da gorjeta, por ser indispensável sua compreensão quando do confronto dos termos “remuneração” (conjunto maior) e “salário”…
0
0

2 - Distrato bilateral: o assédio moral realizado em busca da aceitação da rescisão contratual por mútuo acordo

Distrato bilateral: o assédio moral realizado em busca da aceitação da rescisão contratual por mútuo acordo Bilateral distract: moral harassment in search of acceptance of contract termination by…
0
0

Capítulo 3. Banco de Horas - Parte 3 - Jornadas e Pausas - Direito do Trabalho Aplicado: Direito Individual do Trabalho

1. Parâmetros para a formação de banco de horas Dentro das chamadas técnicas de preservação do contrato de trabalho, na iminência de uma rescisão do contrato de trabalho por crise financeira da…
0
0

Capítulo 13. Salário-Utilidade - Parte 2 - O Livro da Remuneração - Direito do Trabalho Aplicado: Direito Individual do Trabalho

1. Que é salário-utilidade Associa-se a palavra salário ao dinheiro, mas nem sempre o pagamento é feito na moeda de curso forçado. Existe evidente preconceito na sociedade quanto aos meios de…
0
0

Capítulo 10. A Extinção do Contrato de Trabalho - Parte 1 - Contrato de Trabalho, do Início ao Fim - Direito do Trabalho Aplicado: Direito Individual do Trabalho

1. Nota histórica sobre o papel da assistência para procedimentos rescisórios O art. 477 contemplava a necessidade de assistência sindical – também chamada de chancela ou mais comumente de…
0
0

Capítulo 11. O Aviso-Prévio nas Relações de Trabalho - Parte 1 - Contrato de Trabalho, do Início ao Fim - Direito do Trabalho Aplicado: Direito Individual do Trabalho

1. Tríplice significado do aviso-prévio O acordo ortográfico da língua portuguesa ( Decreto n. 6.583, de 29 de setembro de 2008 ) prevê o emprego do hífen “nas palavras compostas por justaposição…
0
0

Capítulo 13. Fundo de Garantia - Parte 1 - Contrato de Trabalho, do Início ao Fim - Direito do Trabalho Aplicado: Direito Individual do Trabalho

1. Contexto da criação do fundo de garantia em 1966 O fundo de garantia saiu do gênio criativo do legislador em busca de uma solução para alguns impasses criados pelo regime universal da estabilidade…
0
0