Parágrafo 9 Artigo 40 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 9º O tempo de contribuição federal, estadual, distrital ou municipal será contado para fins de aposentadoria, observado o disposto nos §§ 9º e 9º-A do art. 201, e o tempo de serviço correspondente será contado para fins de disponibilidade. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
Jorge Assis, Advogado
ano passado

O Governador do Rio de Janeiro e a criação do Posto de General de Polícia

O GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO E A CRIAÇÃO DO POSTO DE GENERAL DE POLÍCIA Jorge Cesar de Assis [1] Em data de 30.07.2019, a imprensa noticiou que o governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson…
Diego Carvalho, Advogado
ano passado

Estive no exército e não querem aceitar meu tempo dizendo que falta contribuição

Inúmeros servidores públicos, após sua aprovação em concurso público apresentam certidões emitidas pelas Forças Armadas informando o período em que este serviu à respectiva força para que tal lapso…
Bruno Martins, Advogado
ano passado

Estive no Exército e não Querem Aceitar meu Tempo Dizendo que Falta Contribuição

Inúmeros servidores públicos, após sua aprovação em concurso público apresentam certidões emitidas pelas Forças Armadas informando o período em que este serviu à respectiva força para que tal lapso…
Alfredo Prado, Professor de Direito do Ensino Superior
há 2 anos

Taxionomia constitucional das polícias de segurança no Brasil

Foto: Jornal Impacto Resumo : O presente artigo traz breve descrição das polícias de segurança no Brasil, aquelas responsáveis pela investigação criminal e policiamento preventivo descritas no artigo…

O desequilíbrio financeiro da dupla aposentadoria por idade em regimes previdenciários distintos (RGPS e RPPS)

A Constituição Federal em seu art. 40 determinou: Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e…
Stenio Costa
há 4 anos

Inconstitucionalidade da absurda pena de cassação de aposentadoria

Inconstitucionalidade da cassação de aposentadoria prevista no inciso VI do artigo 222 da Lei complementar 14/82 (Estatuto da Polícia Civil do Estado do Paraná), com nova redação dada pela Lei…