Inciso II do Parágrafo 4 do Artigo 40 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 41, 19.12.2003)
§ 4º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005)
II que exerçam atividades de risco; (Incluído pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005)

Tempo Especial do Servidor Público e a Reforma da Previdência

1. O QUE É APOSENTADORIA ESPECIAL Primeiramente, antes de adentrar as consequências da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019) no tempo de serviço do servidor público, trabalhado em…
2
0
Francisco Dsousa, Advogado
há 10 meses

Julgamento do Tema1.019 do STF. Paridade e Integralidade. Aposentadoria. Policiais não militares.Modulação. Aposentados

Julgamento do Tema 1.019 do STF. Paridade e Integralidade. Aposentadoria. Policiais não militares. Modulação. Aposentados Francisco Pereira de Sousa, Advogado, pós graduado em Direito Previdenciário,…
3
0

Integralidade/paridade - não faleceu

Integralidade/paridade – não faleceu Por Agente D´Sousa, policial civil Recentemente o Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, por maioria, pela inconstitucionalidade da integralidade e paridade de…
3
0

Guarda Civil Municipal e o Direito a Aposentadoria Especial

1- INTRODUÇÃO Há muito tem-se discutido a possibilidade de o GCM aposentar-se pela contagem diferenciada no cálculo de tempo de serviço para a aposentadoria do funcionário público. O SUPREMO TRIBUNAL…
2
1

Nota Técnica - aplicabilidade do Parecer Vinculante 0004/2020/CONSUNIAO/CGU/AGU - Policiais Civis do Distrito Federal

NOTA TÉCNICA ACERCA DA APLICABILIDADE IMEDIATA DO PARECER VINCULANTE Nº 0004/2020/CONSUNIAO/CGU/AGU, QUANTO À INTEGRALIDADE E PARIDADE DE SUBSÍDIOS AOS POLICIAIS CIVIS DO DISTRITO FEDERAL, QUE…
2
0
Ian  Varella, Advogado
há 4 anos

Aposentadoria do agente de segurança pública

Ao longo dos anos, os requisitos da aposentadoria do agente penitenciário e da classe de agente de escolta e vigilância penitenciária passou por diversas mudanças legislativas. Veremos a regra que…
8
4

Guardas Municipais tem direito a aposentadoria especial?

(Imagem reproduzida da internet: Guardas Municipais de Goiania, GO). Este interessante questionamento foi levado à Suprema Corte Constitucional brasileira, quanto ao direito dos Guardas Municipais,…
5
0
Tharine Sanches, Advogado
há 5 anos

Aposentadoria Especial do Agente de Segurança Penitenciária e do Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária

Os Agentes de Segurança Penitenciária e os Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária exercem funções importantes na segurança das Unidades Prisionais do estado de São Paulo. E quem conhece a…
4
0

As Lacunas das Leis e a Completude do Ordenamento Jurídico

AS LACUNAS DAS LEIS E A COMPLETUDE DO ORDENAMENTO JURÍDICO Resumo da Pesquisa Durante o desenvolvimento da Iniciação Científica, foi realizada a pesquisa e o estudo de jurisprudências e súmulas, bem…
4
0

Aposentadoria especial para Agentes Penitenciários

A Lei Estadual do Paraná, nº 12.398, de 30 de Dezembro de 1998, prevê aos seus segurados os seguintes benefícios: CAPÍTULO II DOS BENEFÍCIOS SEÇÃO I DISPOSIÇÕES INTRODUTÓRIAS Art. 44. Os benefícios…
1
0