Parágrafo 4 Artigo 40 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto nos §§ 4º-A, 4º-B, 4º-C e 5º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-A. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-B. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente socioeducativo ou de policial dos órgãos de que tratam o inciso IV do caput do art. 51, o inciso XIII do caput do art. 52 e os incisos I a IV do caput do art. 144. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-C. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

STF garante integralidade e paridade na aposentadoria para servidores públicos em atividade de risco

Assista ao vídeo explicativo sobre o tema no Youtube: https://youtu.be/KKnUuN9qD9 g Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) proferiu uma decisão de grande impacto para os servidores públicos,…
2
0

Tempo Especial do Servidor Público e a Reforma da Previdência

1. O QUE É APOSENTADORIA ESPECIAL Primeiramente, antes de adentrar as consequências da Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019) no tempo de serviço do servidor público, trabalhado em…
2
0
Açussena Paiva, Bacharel em Direito
há 9 meses

TCC - Análise Jurídica aos meios de comprovação para aposentadoria especial

FACULDADE NOVA ROMA Curso de Bacharelado em Direito AÇUSSENA DE OLIVEIRA CORDEIRO PAIVA ANÁLISE JURÍDICA NOS MEIOS DE COMPROVAÇÃO PARA APOSENTADORIA ESPECIAL E EXPOSIÇÃO AO AGENTE NOCIVO RUÍDO RECIFE…
2
0
Francisco Dsousa, Advogado
há 10 meses

Julgamento do Tema1.019 do STF. Paridade e Integralidade. Aposentadoria. Policiais não militares.Modulação. Aposentados

Julgamento do Tema 1.019 do STF. Paridade e Integralidade. Aposentadoria. Policiais não militares. Modulação. Aposentados Francisco Pereira de Sousa, Advogado, pós graduado em Direito Previdenciário,…
3
0
Rogerio Mello, Advogado
há 11 meses

A conversão do tempo de serviço prestado em atividades exercidas sob condições especiais, perigosas ou insalubres - Tema 942 do STF

Dos regimes constitucionais de aposentadoria A Constituição Federal ( CF) prevê a existência do regime geral de previdência (art. 201) e outros regimes previdenciários ditos regimes próprios de…
1
0

Conversão tempo especial em comum servidor público 2023.

O Supremo Tribunal Federal (STF) tem precedentes favoráveis para os servidores públicos que trabalham em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. A decisão foi tomada no RE nº 1014286…
12
1
Bruno Martins, Advogado
ano passado

As Repercussões Gerais do STF vinculam os Regimes Próprios?

Uma série de questões relacionados à previdência do servidor tem sido objeto de controvérsia judicial que tem levado o Supremo Tribunal Federal a se manifestar sobre os mais variados temas. Essas…
2
0

Considerações a respeito do Abono Permanência na Aposentadoria Especial

O benefício de Abono Permanência consiste em uma gratificação de natureza remuneratória cujo importe é exatamente igual ao da contribuição previdenciária deduzida mensalmente do servidor público. Em…
14
1
Tássio Amaral, Advogado
há 2 anos

Direitos dos servidores públicos deficientes, do concurso público à aposentadoria especial

O servidor público precisa conhecer os seus direitos. O intuito do presente artigo é apresentar os direitos de pessoas com deficiência desde o início, a fase dos concursos públicos até a…
10
2

Aposentadoria especial do servidor público e do médico servidor público

Documento atualizado em: Abril de 2022. Sobre a seleção de resultados O time interno de pessoas consultoras jurídicas, do Jusbrasil, fez uma extensa pesquisa e seleção sobre este tema. Separamos,…
6
0