Art. 40, § 4 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto nos §§ 4º-A, 4º-B, 4º-C e 5º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-A. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-B. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente socioeducativo ou de policial dos órgãos de que tratam o inciso IV do caput do art. 51, o inciso XIII do caput do art. 52 e os incisos I a IV do caput do art. 144. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-C. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

[MODELO] Ação de Cobrança do Abono de Permanência - Policial Militar

, equivalente ao valor da sua contribuição previdenciária, conforme inteligência do artigo 40, §19º, da Constituição Federal... Complementar Federal n. 51/1985, que dispõe sobre a aposentadoria do …

Guardas Municipais tem direito a aposentadoria especial?

qual explanou o artigo 40, parágrafo 4°, inciso II, da Constituição Federal de 1988 que prevê o direito aos servidores... com base, não somente ao que estabelece o artigo 40, parágrafo 4°, inciso …
Cássio Furlan, Advogado
há 4 meses

Aposentadoria do servidor público com deficiência

Aposentadoria do servidor público com deficiência Dispõe o art. 40, § 4º, I, da Constituição Federal que lei.... Aposentadoria especial de servidores portadores de deficiência. Artigo 40, § 4º, …

Advocacia e a Retribuição por Titulação acadêmica de Saberes e Competências dos professores do ensino tecnológico (RT/RSC)

por paridade, conforme a garantia do artigo 40, § 8º da Constituição Federal. Lançadas tais bases, o presente trabalho... garantido pelo art. 40, § 8º, da Constituição Federal. Assim, de partida, …
Equeiroz Queiroz, Advogado
há 6 meses

Jurisprudência sobre acidente de trabalho e auxílio acidente

-alimentação. Extensão aos inativos. Inadmissibilidade. CF/88, art. 40 , § 4º. «O direito ao auxílio-alimentação não se estende.... 100 , parágrafo único. CF/88, art. 105 , III. CPC/1973, art. 541 e …

A utilização do mandado de injunção nos casos de aposentadoria especial do servidor público com deficiência.

do servidor público com deficiência, direito constitucional previsto no art. 40, § 4º, da Constituição Federal.... A Constituição Federal prevê em seu art. 40, § 4º, inciso I, o direito fundamental …
Regiane Bergami, Advogado
há 6 meses

Ação direta de inconstitucionalidade por omissão e o mandado de injunção

o reconhecimento a aposentadoria especial do servidor público, que dispõe o § 4° do artigo 40 da Constituição Federal... de responsabilidade do Supremo tribunal de Justiça. Encontra-se ainda na Cons…
Daniela Soares, Advogado
há 7 meses

Uma análise sobre a relativa incapacidade civil sob a luz do Estatuto da Pessoa com Deficiência: Da causa transitória ou permanente, ébrios, viciados e pródigos

nos artigos 7º, XXXI, 23, II, 24, XIV, 37, VIII, 40, § 4º, I, 201, § 1º, 203, IV e V, 208, III, 227, § 1º, II, e § 2º, e 244... do cidadão, consagrado no caput , do artigo 5º, da Constituição Federa…

5 Mudanças da Reforma Previdenciária nos Direitos das Pessoas com Deficiência

prevista no art. 40, §4º, I do atual texto da Constituição de 1988, para que sejam estabelecidos os critérios especiais... COM DEFICIÊNCIA (RGPS) Atualmente, atendendo a previsão do art. 201 §1º da …

Aposentadoria especial do servidor público em decorrência de condições prejudiciais à saúde e à integridade física

prejudiciais à saúde ou à integridade física, nos termos do art. 40, § 4º, III, da Constituição Federal, ensejou, inicialmente... COMPLEMENTAR - ARTIGO 40, § 4º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. …