Parágrafo 4 Artigo 40 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto nos §§ 4º-A, 4º-B, 4º-C e 5º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-A. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-B. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente socioeducativo ou de policial dos órgãos de que tratam o inciso IV do caput do art. 51, o inciso XIII do caput do art. 52 e os incisos I a IV do caput do art. 144. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-C. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
Sinara Vieira, Advogado
há 9 dias

Aposentadoria especial de servidores públicos que trabalham em atividades insalubres

A Constituição Federal, em seu art. 40, § 4°-C, veda qualquer critério diferenciado para a concessão da aposentadoria, ressalvando situações específicas, dentre elas as atividades insalubres, que são…

Tempo no Trabalho insalubre conta para aposentadoria? (mesmo que o estado ou Município não queiram admitir).

Muitos funcionários públicos, principalmente os municipais , deixam de contar o tempo especial (insalubre) na sua aposentadoria, simplesmente pelo fato do Município ou ente público ao qual ele…
Cássio Furlan, Advogado
há 28 dias

Aposentadoria da Pessoa com Deficiência

A Emenda Constitucional nº 47/2005 estipulou que lei complementar deveria trazer critérios diferenciados para a aposentadoria das pessoas com deficiência. Justifica-se a adoção de critérios…

[MODELO] Ação de Cobrança do Abono de Permanência - Policial Militar

Veja também: Responsabilidade por ilícitos ambientais é transferida com imóvel Responsabilidade civil por dano ambiental: quem responde? Criador de pássaros é absolvido de crime ambiental Condenação…

Aposentadoria Especial e Abono de Permanência de Servidor Público com Deficiência

1 PROTEÇÃO SOCIAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL A proteção social pode ser definida como o conjunto de medidas de caráter social com a finalidade de atender as necessidades individuais do ser…
Larissa Antunes, Estudante de Direito
há 2 meses

As alterações na aposentadoria especial propostas pela EC 103/2019: uma análise da (in) constitucionalidade na exigência da comprovação do efetivo prejuízo à saúde

Centro Universitário da Serra Gaúcha Curso de Bacharelado em Direito AS ALTERAÇÕES NA APOSENTADORIA ESPECIAL PROPOSTAS PELA EC 103 /2019: UMA ANÁLISE DA (IN) CONSTITUCIONALIDADE NA EXIGÊNCIA DA…

[VÍDEO] Aposentadoria especial do profissional da saúde: Regime Próprio, IPMC e outros

de que trata o artigo 40, § 4º, inciso III da Constituição Federal, até a edição de lei complementar específica... SOBRE A CONVERSÃO 20% e 40% Uma dúvida que é muito comum também é a possibilidade …

[Vídeo] Conversão tempo especial em comum servidor público STF - Tema 942 STF

daquele enquadrado na hipótese prevista no então vigente inciso III do § 4º do art. 40 da Constituição da República, devendo... à legislação complementar dos entes federados, nos termos da …
Francisco Dsousa, Advogado
há 3 meses

Integralidade/paridade - não faleceu

, Edson Fachim, estados e municípios não podem ultrapassar as regras previstas no artigo 40 da Constituição Federal... admitida pelo texto constitucional (artigo 40, parágrafo 4º), que determina a …

Guarda Civil Municipal e o Direito a Aposentadoria Especial

por exercício de atividade de risco prevista no artigo 40, parágrafo 4º, inciso II, da Constituição Federal. [2] Entende... na Constituição Federal (artigo 144, incisos I a V), acreditando que a …