Parágrafo 4 Artigo 40 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 40. O regime próprio de previdência social dos servidores titulares de cargos efetivos terá caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente federativo, de servidores ativos, de aposentados e de pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º É vedada a adoção de requisitos ou critérios diferenciados para concessão de benefícios em regime próprio de previdência social, ressalvado o disposto nos §§ 4º-A, 4º-B, 4º-C e 5º. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-A. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores com deficiência, previamente submetidos a avaliação biopsicossocial realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-B. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de ocupantes do cargo de agente penitenciário, de agente socioeducativo ou de policial dos órgãos de que tratam o inciso IV do caput do art. 51, o inciso XIII do caput do art. 52 e os incisos I a IV do caput do art. 144. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)
§ 4º-C. Poderão ser estabelecidos por lei complementar do respectivo ente federativo idade e tempo de contribuição diferenciados para aposentadoria de servidores cujas atividades sejam exercidas com efetiva exposição a agentes químicos, físicos e biológicos prejudiciais à saúde, ou associação desses agentes, vedada a caracterização por categoria profissional ou ocupação. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 103, de 2019)

Manifestação - TJSP - Ação Sistema Remuneratório e Benefícios - Procedimento Comum Cível - contra Prefeitura Municipal de Piracicaba

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Piracicaba, Estado de São Paulo, Proc. nº Requerentes: e Outros Requerido: Município de Piracicaba e Outros , já…
0
0

Petição Inicial - TJCE - Ação Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito da 8A Vara da Fazenda Pública da Comarca de Fortaleza/Ce. Processo - Procedimento Comum Cível - contra Estado do Ceará

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA 8a VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA/CE. Processo: XXXXX-62.2018.8.06.0001 - CUMPRIMENTO PROVISORIO DE SENTENÇA - OBRIGAÇÃO DE FAZER EM AÇÃO…
0
0

Contestação - TJCE - Ação Aposentadoria por Tempo de Contribuição (Art. 55/6) - Procedimento do Juizado Especial Cível - de Ministério Público do Estado do Ceará contra Município de Fortaleza - Procuradoria Geral do Município de Fortaleza - PGM e Município de Fortaleza

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DE DIREITO DESSA VARA DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE FORTALEZA/CE O MUNICÍPIO DE FORTALEZA , pessoa jurídica de direito público interno, por intermédio de seu…
0
0

Contestação - TJSP - Ação Voluntária - Procedimento Comum Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUÍZ DE DIREITO DA 1a VARA JUDICIAL DA COMARCA DE GARÇA/SP Processo nº O E , pessoa jurídica de direito público interno, inscrito no CNPJ sob nº , com sede na , Centro,…
0
0

Petição Inicial - TRF01 - Ação é Cabível por se Tratar de Matéria Previdenciária que será Exposto e - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) JUIZ (A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE VARGINHA/MG , brasileira, divorciada, professora, inscrita no CPF sob n.º , portador do RG M SSP/MG, filha…
0
0

Recurso - TRF01 - Ação Antecipação de Tutela / Tutela Específica - Agravo de Instrumento - de Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciario e do Ministerio Publico da Uniao No Df-Sindjus/Df contra União Federal

PROCURADORIA-REGIONAL DA UNIÃO - 1a REGIÃO EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DESEMBARGADOR (A) RELATOR DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E TERRITÓRIOS PROCESSO: AGRAVANTE: SINDICATO DOS…
0
0

Petição - TRF01 - Ação Aposentadoria Especial (Art. 57/8) - Procedimento Comum Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

EXCELENTISSÍMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA 11a VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DA BAHIA - SALVADOR/BA , já qualificada nos autos do processo de N.º , em que litiga com INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL…
0
0

Petição Inicial - TRF01 - Ação Especial sob o Procedimento Comum do Juizado Especial Cível - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra União Federal e Fundacao Nacional de Saude

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DA __ VARA FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE ITAITUBA-PA , brasileiro, funcionário público federal, portador do C.P. F sob o nº , Residente e…
0
0

Recurso - TRF01 - Ação Gratificações de Atividade - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra União Federal

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO PROCURADORIA REGIONAL DA UNIÃO - 1a REGIÃO EXMO. SR. JUIZ FEDERAL DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL CÍVEL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL ASSUNTO; GDATEM A UNIÃO ,…
0
0