Art. 37, § 12 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)
§ 12. Para os fins do disposto no inciso XI do caput deste artigo, fica facultado aos Estados e ao Distrito Federal fixar, em seu âmbito, mediante emenda às respectivas Constituições e Lei Orgânica, como limite único, o subsídio mensal dos Desembargadores do respectivo Tribunal de Justiça, limitado a noventa inteiros e vinte e cinco centésimos por cento do subsídio mensal dos Ministros do Supremo Tribunal Federal, não se aplicando o disposto neste parágrafo aos subsídios dos Deputados Estaduais e Distritais e dos Vereadores. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 47, de 2005)

A ministra Luislinda Valois poderia receber acima do teto remuneratório?

No dia 2 de novembro do ano passado, a mídia repercutiu o requerimento enviado à Casa Civil pela ministra dos Direitos Humanos, Sra. Luislinda Valois, com o pedido de acumulação dos proventos do…

Jurisprudência: Servidores Públicos - Teto remuneratório

* Servidores Públicos - Teto Remuneratório. Acúmulo de Cargos. Indenização. Licitação. Contrato Administrativo - Equilíbrio Econômico Financeiro - Quebra.
Jose Ribeiro, Estudante de Direito
há 3 anos

Funcionarismo Público Brasileiro

Introdução: Tal artigo visa discorrer sobre o funcionalismo público no Brasil, abordando temas de características dos agentes públicos, seus deveres e direitos, bem como a legislação aplicada. 1.

Iniciativa para emendar a Constituição versus iniciativa legislativa reservada do chefe do Poder Executivo

A nossa Constituição Federal é majoritariamente classificada pela doutrina e pelos Tribunais como rígida e deve obedecer determinadas regras predeterminadas para a sua reforma. Nesse sentido, dentre…