Artigo 286 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 286. O credor pode ceder o seu crédito, se a isso não se opuser a natureza da obrigação, a lei, ou a convenção com o devedor; a cláusula proibitiva da cessão não poderá ser oposta ao cessionário de boa-fé, se não constar do instrumento da obrigação.
Hainer Ribeiro, Bacharel em Direito
há 4 meses

A partilha em vida como ferramenta de planejamento sucessório

1. INTRODUÇÃO O panorama contemporâneo, marcado por rápidas transformações sociais, impõe um olhar atento aos regramentos jurídicos incidentes sobre a família, sobretudo no que tange ao Direito…
3
0
Alyne Arruda, Advogado
há 4 meses

Obrigações:

A disciplina das Obrigações, regida pelo Código Civil brasileiro, desdobra-se em uma rica rede de preceitos que orientam as relações jurídicas em que uma parte se compromete a realizar determinada…
1
0

Transmissão das obrigações

RESUMO O presente artigo busca elucidar acerca dos modelos de transmissão das relações obrigacionais, que poderão subdividir-se em três: a cessão de crédito, a de débito (assunção de dívida) e a…
1
0
Henrique Fraga, Procurador e Advogado Público
há 5 meses

Precatórios: Características e Controvérsias

1. Introdução Instituído pela primeira vez no Ordenamento Jurídico Pátrio na Constituição Federal de 16 de julho de 1934, o regime dos precatórios judiciais possui hoje mais de 73 (setenta) anos de…
1
0
Ana Kaísa Silva, Estudante de Direito
há 5 meses

Transmissibilidade de obrigações

TRANSMISSÃO DAS OBRIGAÇÕES: A transmissibilidade das obrigações e os efeitos da cessão de crédito incorporado na relação obrigacional. 1 Ana Kaísa Silva Santos RESUMO O presente artigo busca explanar…
1
0

Explorando o direito de crédito

1. INTRODUÇÃO O artigo tem como analise a relação entre as duas formas de transferência de crédito, sendo complexas e, muitas vezes, mal compreendidas. Ambas, apesar de compartilharem a…
2
0

Direitos Creditórios e Precatórios e suas vantagens.

As dívidas do Poder Público em processos judiciais chegaram a ultrapassar R$ 225,8 bilhões em 2021 , e R$ 89 bilhões em 2022. A negociação de compra e venda de Precatórios é a solução mais viável…
3
1

A cesão de créditos trabalhistas no processo de recuperação judicial

INTRODUÇÃO O relevante papel desempenhado pelas empresas no desenvolvimento econômico e social do país fundamenta a intervenção estatal mediante medidas de proteção a atividade empresarial. A…
3
1
há 10 meses

Do Pagamento em Consignação

OSWALDO ARANHA - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO- TRABALHO DE DIREITO CIVIL III Do Pagamento em Consignação O pagamento em consignação pode ter como objeto bens…
3
0
Julio Martins, Advogado
há 11 meses

O Cartório pode exigir pagamento de ITBI e Escritura Pública para o registro da minha Cessão de Direitos Aquisitivos?

ATRAVÉS da Cessão de Direitos Aquisitivos o Promissário Comprador pode transmitir para outrem seus direitos - sua pretensão em obter a propriedade quanto ao imóvel objeto da negociação preliminar -…
7
0