Parágrafo 1 Artigo 275 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 275. O credor tem direito a exigir e receber de um ou de alguns dos devedores, parcial ou totalmente, a dívida comum; se o pagamento tiver sido parcial, todos os demais devedores continuam obrigados solidariamente pelo resto.
Parágrafo único. Não importará renúncia da solidariedade a propositura de ação pelo credor contra um ou alguns dos devedores.

Obrigações solidárias

Obrigações solidárias O instituto da solidariedade se faz presente em obrigações com pluralidade de sujeitos, seja de credores, de devedores, ou de ambos. Há solidariedade, quando na mesma obrigação…
Rogério Fiuza, Estudante de Direito
há 4 anos

Classificação das obrigações e sua repercussão prática

Introdução A obrigação solidária tem por característica a multiplicidade de credores e/ou devedores, tendo cada credor o direito à totalidade da prestação, como se fosse credor único, ou estando cada…

Intervenção de terceiros no processo civil

Assistência, Oposição e Nomeação à Autoria Em princípio, a sentença só produz efeito entre as partes. Às vezes, porém, ainda que de modo indireto, esse efeito pode recair sobre os interesses de…
Flávio Tartuce, Advogado
há 6 anos

Resumo. Informativo 544 do STJ.

RESUMO. INFORMATIVO 544 DO STJ. DIREITO CIVIL. METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE DANOS MORAIS DEVIDOS A PARENTES DE VÍTIMAS DE DANO MORTE NA HIPÓTESE DE NÚCLEOS FAMILIARES COM DIFERENTE NÚMERO DE MEMBROS. Na…

Informativo nº: 0544 do STJ- Ramos do Direito: Direito Civil e Direito do Consumidor

Informativo nº: 0544 do SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Período: 27 de agosto de 2014. Ramos DO DIREITO: DIREITO CIVIL E DIREITO DO CONSUMIDOR Corte Especial DIREITO CIVIL. METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE…
Gisele Leite, Professor de Direito do Ensino Superior
há 6 anos

Novos paradigmas de direitos das obrigações (parte 2)

Outros doutrinadores, no entanto, sustentam a existência de pluralidade de vínculos obrigacionais, com prestação idêntica, causa igual e pagamento único. Consta que a tese da pluralidade de vínculos…

Insolvência e Processo do Trabalho

I – DELIMITAÇÃO DO TEMA   Insolvência é a situação de fato de existência de passivo superior ao valor do patrimônio do devedor. [1] Poderá ser ela civil (quando o insolvente não exercer atividade…