Artigo 260 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 260. Se a pluralidade for dos credores, poderá cada um destes exigir a dívida inteira; mas o devedor ou devedores se desobrigarão, pagando:
I - a todos conjuntamente;
II - a um, dando este caução de ratificação dos outros credores.
Vitor Fabri, Estudante de Direito
há 7 dias

Usucapião De Bens Moveis

Quando você houve a palavra usucapião, provavelmente já pensa em algum bem imóvel, não é mesmo? Fato comum, visto que, para a maioria das pessoas a possibilidade de usucapião só existe nos casos de…

Apostila de Direito Civil: obrigações

Apostila de Direito Civil: Direito das Obrigações Professora: Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas [1] TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES: Introdução: O Direito Civil rege as relações da pessoa humana…
Tadeu Rafael, Advogado
há 2 anos

Da inalienabilidade do usufruto

RESUMO No decorrer da constante evolução em que nossa sociedade se encontra, o presente trabalho possui como escopo discorrer acerca da inalienabilidade do direito real de usufruto, elencada há…

O Contrato de Fiança e o Bem de Família do Fiador

O Contrato de Fiança e o Bem de Família do Fiador RESUMO As modalidades contratuais típicas, previstas no Código Civil, possibilitam ampla liberdade de contratar para as partes, fundado no princípio…

Efeitos da Indivisibilidade na prestação de uma obrigação

Sabemos que os bens indivisíveis são aqueles no qual não existe a possibilidade de serem partilhados, pois deixariam de ser um todo perfeito, onde o seu desmembramento acarretaria uma desvalorização…

As instituições financeiras e sua responsabilização no dano ambiental

Por Carlos Miguel Castex Aidar e Paulo Victor M. Buzanelli Com o passar dos anos e as constantes e mais facilmente visíveis alterações no meio ambiente em que vivemos, o Direito Ambiental se…
Aidar Advogados
há 5 anos

As instituições financeiras e sua responsabilização no dano ambiental

Por Carlos Miguel Castex Aidar e Paulo Victor M. Buzanelli Com o passar dos anos e as constantes e mais facilmente visíveis alterações no meio ambiente em que vivemos, o Direito Ambiental se…

Obrigação divisível e indivisível

Conceito de obrigação divisível e indivisível O código civil não conceituou exatamente a obrigação divisível, mas sim a obrigação indivisível. Esses conceitos interessam particularmente se houver…
há 6 anos

Obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias

INTRODUÇÃO Instituído pela Lei 10.406 /2002, o Código Civil Brasileiro, completou dez de sua promulgação, trazendo avanços perceptíveis no ramo do direito privado. No que tange à parte do Direito das…

Obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias disciplinadas pelo Novo Código Civil

Resumo: O texto analisa as modalidades das obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias, abordando seus aspectos objetivos e subjetivos e verificando suas consequências jurídicas. Abstract: The…