Artigo 260 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 260. Se a pluralidade for dos credores, poderá cada um destes exigir a dívida inteira; mas o devedor ou devedores se desobrigarão, pagando:
I - a todos conjuntamente;
II - a um, dando este caução de ratificação dos outros credores.

Apostila de Direito Civil: obrigações

Apostila de Direito Civil: Direito das Obrigações Professora: Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas [1] TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES: Introdução: O Direito Civil rege as relações da pessoa humana…
Tadeu Rafael, Advogado
ano passado

Da inalienabilidade do usufruto

RESUMO No decorrer da constante evolução em que nossa sociedade se encontra, o presente trabalho possui como escopo discorrer acerca da inalienabilidade do direito real de usufruto, elencada há…

O Contrato de Fiança e o Bem de Família do Fiador

O Contrato de Fiança e o Bem de Família do Fiador RESUMO As modalidades contratuais típicas, previstas no Código Civil, possibilitam ampla liberdade de contratar para as partes, fundado no princípio…

O Pedido segundo o NCPC.

DO PEDIDO O presente trabalho vem abordar os tipos de pedidos presentes no Novo Código de Processo Civil nos Art.322 a 329. Seção II, Do Pedido. 1. Definição. O pedido é a manifestação da vontade do…

Efeitos da Indivisibilidade na prestação de uma obrigação

Sabemos que os bens indivisíveis são aqueles no qual não existe a possibilidade de serem partilhados, pois deixariam de ser um todo perfeito, onde o seu desmembramento acarretaria uma desvalorização…

As instituições financeiras e sua responsabilização no dano ambiental

Por Carlos Miguel Castex Aidar e Paulo Victor M. Buzanelli Com o passar dos anos e as constantes e mais facilmente visíveis alterações no meio ambiente em que vivemos, o Direito Ambiental se…
Aidar Advogados
há 4 anos

As instituições financeiras e sua responsabilização no dano ambiental

Por Carlos Miguel Castex Aidar e Paulo Victor M. Buzanelli Com o passar dos anos e as constantes e mais facilmente visíveis alterações no meio ambiente em que vivemos, o Direito Ambiental se…

Obrigação divisível e indivisível

Conceito de obrigação divisível e indivisível O código civil não conceituou exatamente a obrigação divisível, mas sim a obrigação indivisível. Esses conceitos interessam particularmente se houver…
há 5 anos

Obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias

INTRODUÇÃO Instituído pela Lei 10.406 /2002, o Código Civil Brasileiro, completou dez de sua promulgação, trazendo avanços perceptíveis no ramo do direito privado. No que tange à parte do Direito das…

Obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias disciplinadas pelo Novo Código Civil

Resumo: O texto analisa as modalidades das obrigações divisíveis, indivisíveis e solidárias, abordando seus aspectos objetivos e subjetivos e verificando suas consequências jurídicas. Abstract: The…