Art. 269 do Código Processo Civil - Lei 5869/73

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil.
Art. 269. Haverá resolução de mérito: (Redação dada pela Lei nº 11.232, de 2005)
I - quando o juiz acolher ou rejeitar o pedido do autor; (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)
II - quando o réu reconhecer a procedência do pedido; (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)
III - quando as partes transigirem; (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)
IV - quando o juiz pronunciar a decadência ou a prescrição; (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)
V - quando o autor renunciar ao direito sobre que se funda a ação. (Redação dada pela Lei nº 5.925, de 1º.10.1973)

Jurisprudência: Servidores Públicos - Teto remuneratório

* Servidores Públicos - Teto Remuneratório. Acúmulo de Cargos. Indenização. Licitação. Contrato Administrativo - Equilíbrio Econômico Financeiro - Quebra.

Cirurgia Plastica Reparadora - Pelo Plano de Saúde

CIRURGIAS PLÁSTICAS REPARADORAS Muitos pacientes e beneficiários questionam acerca da existência de cobertura para cirurgias plásticas, uma vez que existe, na maioria dos contratos, cláusula que…

Posturas do juiz em face do ajuizamento da ação

Processo/ação: no latim procedere, é verbo que indica a ação de avançar, ir para frente. Proposta a ação, cabe ao juiz exercer a cognição preliminar acerca dos pressupostos e dos requisitos…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 2 anos

Racionalização da Intervenção Estatal no Direito das Famílias

Historicamente, por influência moral, notadamente religiosa, tinha-se como premissa básica que o direito de família, por ter como objeto uma instituição considerada de ordem pública, era, em grande…
Andson Simão, Consultor Jurídico
há 2 anos

Qual a distinção entre citação e intimação?

Olá caros leitores, O tema dessa publicação visa esclarecer alguns pontos interessantes em relação ao processo civil, principalmente àqueles que ainda não possuem um contato direto e cotidiano com…

CPC/2015 – Do cabimento do agravo de instrumento em face de decisão interlocutória que afasta a prescrição no processo de conhecimento

“Si de algo soy rico es de perplejidades y no de certezas” Jorge Luis Borges 1. O CPC/2015 e as modificações em torno do rol das decisões agraváveis . A edição da Lei n. 13.105 /2.015 trouxe várias…

O julgamento da Apelação Cível frente as mudanças do novo CPC

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE DIREITO SÁVIO VINÍCIUS VIEIRA MAGALHÃES Goiânia 2015 SÁVIO VINÍCIUS VIEIRA MAGALHÃES Monografia apresentada à Disciplina Orientação Metodológica para…

Contratação de Pessoa Jurídica

Mensuração dos riscos da contratação de pessoa jurídica É importante ressaltar que os Tribunais Regionais do Trabalho, assim como o Tribunal Superior do Trabalho, entendem que é ilegal a contratação…

Prazo prescricional da ação de danos morais por abandono afetivo

O que é prescrição? Prescrição é a perda pelo decurso do tempo da possibilidade de exigir judicialmente um direito ainda que ele seja incontestável. Ainda que se tenha um direito de forma líquida e…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 2 anos

Sentença definitiva

Sentença definitiva é a que resolve o mérito. Por meio desse ato, denominado sentença, o juiz aplica o Direito objetivo, de caráter geral, ao caso concreto. Em outras palavras, o juiz cria norma…