Artigo 252 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 252. Nas obrigações alternativas, a escolha cabe ao devedor, se outra coisa não se estipulou.
§ 1º Não pode o devedor obrigar o credor a receber parte em uma prestação e parte em outra.
§ 2º Quando a obrigação for de prestações periódicas, a faculdade de opção poderá ser exercida em cada período.
§ 3º No caso de pluralidade de optantes, não havendo acordo unânime entre eles, decidirá o juiz, findo o prazo por este assinado para a deliberação.
§ 4º Se o título deferir a opção a terceiro, e este não quiser, ou não puder exercê-la, caberá ao juiz a escolha se não houver acordo entre as partes.
Aíla Gabínio, Estudante de Direito
há 8 meses

Classificação das obrigações

aquela onde há simultaneamente pluralidade de credores e devedores. Essa espécie não está prevista no Código Civil.../a presenciais ou 30h/a Ead. Aqui o CC trás nos arts 252 a 256 as seguintes …
Lincoln Paulino, Estudante de Direito
há 8 meses

Teoria Geral das Obrigações e Classificações das Obrigações.

-se das chamadas obrigações genéricas. Nesse sentido, clara é a norma do art. 243 do Código Civil de 2002: “Art. 243. A coisa incerta... do art. 236 do novo Código Civil também são aplicáveis à …

Apostila de Direito Civil: obrigações

Apostila de Direito Civil: Direito das Obrigações Professora: Cláudia Mara de Almeida Rabelo Viegas [1] TEORIA GERAL DAS OBRIGAÇÕES: Introdução: O Direito Civil rege as relações da pessoa humana…

Teoria da Escada Ponteana

A Teoria da Escada Ponteana consiste na definição de uma tricotomia de planos que formam um negócio jurídico, sendo eles o da existência, da validade e da eficácia. Esta teoria possui esse nome em…
Thiago Sabóia, Estudante de Direito
há 2 anos

A constitucionalização do direito civil brasileiro

A constitucionalização do direito civil brasileiro Autor: Maécia Veras Marques Teixeira Autor: Acadêmica de Direito da Faculdade Luciano Feijão INTRODUÇÃO O presente trabalho versa acerca da…

Arras Confirmatórias e Penitenciais

Arras constitui a importância em dinheiro ou alguma coisa entregue como garantia da execução de um contrato. Também se conhece pela expressão sinal de modo que as expressões arras ou sinal são…

Pedido cumulado e pedido alternativo no Juizado Especial Cível - NCPC

CUMULAÇÃO DE PEDIDOS Na esteira da aplicação subsidiária da Lei n. 9.099 /95, o autor pode cumular pedidos ou fazer pedidos alternativos. Verifica-se a cumulação em sentido estrito quando o autor…

Contratos

1. Noções Gerais dos Contratos 1. Conceito O contrato é a mais comum e a mais importante fonte de obrigação, devido às suas múltiplas formas e inúmeras repercussões no mundo jurídico, sendo fonte de…

Pedido alternativo no novo CPC/2015

O pedido alternativo tem precisão no art. 325 do CPC . Extrai-se do texto da norma essa modalidade de pedido ocorre “ quando, pela natureza da obrigação, o devedor puder cumprir a obrigação de mais…

Obrigação divisível e indivisível

Conceito de obrigação divisível e indivisível O código civil não conceituou exatamente a obrigação divisível, mas sim a obrigação indivisível. Esses conceitos interessam particularmente se houver…