Artigo 458 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações "in natura" que a empresa, por fôrça do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
§ 1º Os valôres atribuídos às prestações "in natura" deverão ser justos e razoáveis, não podendo exceder, em cada caso, os dos percentuais das parcelas componentes do salário-mínimo (arts. 81 e 82).Incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
§ 2o Para os efeitos previstos neste artigo, não serão consideradas como salário as seguintes utilidades concedidas pelo empregador: (Redação dada pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
I – vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço; (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
II – educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrícula, mensalidade, anuidade, livros e material didático; (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
III – transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público; (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
IV – assistência médica, hospitalar e odontológica, prestada diretamente ou mediante seguro-saúde; (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
V – seguros de vida e de acidentes pessoais; (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
VI – previdência privada; (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
VII – (VETADO) (Incluído pela Lei nº 10.243, de 19.6.2001)
VIII - o valor correspondente ao vale-cultura. (Incluído pela Lei nº 12.761, de 2012)
§ 3º - A habitação e a alimentação fornecidas como salário-utilidade deverão atender aos fins a que se destinam e não poderão exceder, respectivamente, a 25% (vinte e cinco por cento) e 20% (vinte por cento) do salário-contratual. (Incluído pela Lei nº 8.860, de 24.3.1994)
§ 4º - Tratando-se de habitação coletiva, o valor do salário-utilidade a ela correspondente será obtido mediante a divisão do justo valor da habitação pelo número de co-habitantes, vedada, em qualquer hipótese, a utilização da mesma unidade residencial por mais de uma família. (Incluído pela Lei nº 8.860, de 24.3.1994)
§ 5o O valor relativo à assistência prestada por serviço médico ou odontológico, próprio ou não, inclusive o reembolso de despesas com medicamentos, óculos, aparelhos ortopédicos, próteses, órteses, despesas médico-hospitalares e outras similares, mesmo quando concedido em diferentes modalidades de planos e coberturas, não integram o salário do empregado para qualquer efeito nem o salário de contribuição, para efeitos do previsto na alínea q do § 9o do art. 28 da Lei no 8.212, de 24 de julho de 1991. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Petição - STJ - Ação Planos de Saúde - Recurso Especial - de Bradesco Saude

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA 14a VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO - SP Processo n° BRADESCO SAÚDE S.A., sociedade inscrita no CNPJ/MF sob n° , sediada à , nos autos da ação…

Petição - TJSP - Ação Planos de Saúde - Apelação Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 2a VARA CÍVEL DA COMARCA DE MOGI DAS CRUZES - SP Processo n° , nos autos da ação ordinária que, perante esse MM. Juízo, lhe move , vem, por sua…

Petição Inicial - TRT08 - Ação Reclamação Trabalhista - Rot - contra Caixa Escolar Filadelfia e Estado do Amapa

Fls.: 2 EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA VARA DO TRABALHO DE MACAPÁ/AP , Brasileira, Solteiro, Serviços Gerais, portador da RG n° /AP, CPF , residente e domiciliada na Vila Filadélfia…

Impugnação - TRT09 - Ação Adicional Noturno - Atord - contra Plastmoveis Industria e Comercio

__________________________________________________________________________________________________________ EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA VARA DO TRABALHO DA CIDADE DE ROLÂNDIA -…

Petição Inicial - TRT08 - Ação Reclamação Trabalhista - Atord - contra Caixa Escolar Filadelfia e Estado do Amapa

Fls.: 2 EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA VARA DO TRABALHO DE MACAPÁ/AP , Brasileira, Solteiro, Serviços Gerais, portador da RG n° /AP, CPF , residente e domiciliada na Vila Filadélfia…

Petição Inicial - TJSP - Ação de Arbitramento de Honorarios Advocaticios - Procedimento Comum Cível

EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA CAPITAL - SP Ação de Arbitramento de Honorários , advogada inscrita na , inscrita no CPF/MF sob o nro. e , advogado inscrito…

Petição Inicial - TRT19 - Ação Reclamação Trabalhista - Atord - contra Companhia Brasileira de Distribuicao

AO DOUTO JUÍZO FEDERAL DA ____ VARA DO TRABALHO DA CIDADE DE MACEIÓ/AL. , brasileiro, união estável, desempregado, portador da cédula de identidade sob n° e CPF: , residente e domiciliada no…

Petição - TRT14 - Ação Cesta Básica - Atord - contra Transporte Coletivo Rio Madeira EIRELI

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA 7a VARA, DO TRABALHO DE PORTO VELHO - RO. TRANSPORTES COLETIVOS RIO MADEIRA LTDA ., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o n. , com sede na…

Documentos diversos - TRT24 - Ação Indenizaçao por Dano Moral - Atord - contra Telemont Engenharia de Telecomunicacoes e OI

EXCELENTÍSSIMO (A) JUIZ (A) DA 6a VARA FEDERAL DO TRABALHO DE DOURADOS (MS) AUTOS N.° RECLAMANTE: RECLAMADAS: Telemont Engenharia de Telecomunicações S/A e Oi S.A , qualificado nos autos supra da…

Petição Inicial - TRT24 - Ação Reclamatória Trabalhista - Atord - contra Telemont Engenharia de Telecomunicacoes e OI

Fls.: 2 B B E E L L L L O OO A AA D DD V VV O OO C CC A AA C CC I II A AA E EE A AA D DD V VV O OO G GG A AA D DD O OO S SS A AA S SS S SS O OO C CC I II A AA D DD O OO S SS CNPJ S S O OO U UU S SS A…