Art. 29, inc. XIII da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 29. O Município reger-se-á por lei orgânica, votada em dois turnos, com o interstício mínimo de dez dias, e aprovada por dois terços dos membros da Câmara Municipal, que a promulgará, atendidos os princípios estabelecidos nesta Constituição, na Constituição do respectivo Estado e os seguintes preceitos:
XIII - iniciativa popular de projetos de lei de interesse específico do Município, da cidade ou de bairros, através de manifestação de, pelo menos, cinco por cento do eleitorado; (Renumerado do inciso XI, pela Emenda Constitucional nº 1, de 1992)
ano passado

A iniciativa popular brasileira e o seu papel como instrumento de efetivação da democracia participativa

INTRODUÇÃO A iniciativa popular é forma de exercício direto do poder pelo povo, inaugurada com o advento da Constituição Federal de 1988. A partir de então, torna-se possível a deflagração de um…

A importância das Câmaras Municipais na representatividade dos municípios brasileiras

O Poder Legislativo é a expressão personificada do Estado Democrático Brasileiro. É, de fato, a consubstanciação do voto e da democracia representativa. E obviamente, o Poder Legislativo Municipal é…

Fiscalização e Controle das Finanças Públicas: Art. 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal no que tange a Renúncia de Receita.

Dr. Wilson Ferraz de Azevedo Filho Orientador: Arnaldo Godoy Resumo A responsabilidade na gestão fiscal, diz o § 1º, do art. 1º da LRF , pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem…
Caio Rivas, Advogado
há 3 anos

Cidadania e Direitos Políticos na consolidação do Estado Social e Democrático de Direito

Artigo elaborado por Caio Rivas O fenômeno político da Democracia nasceu no período Clássico da Grécia Antiga entre os séculos VI e IV a. C. (identificada como o momento mais glorioso dos gregos). O…

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e os Instrumentos de Democracia Participativa

O Constituinte Originário adotou no Brasil a Democracia semidireta, que é a união da Democracia direta ou participativa e da Democracia representativa. Neste trabalho adotar-se-á a terminologia…
João Morgado, Advogado
há 4 anos

Reforma Política: Necessidade de Modificação do Instituto da Iniciativa Popular

RESUMO: Com o objetivo de dar uma contribuição ao contínuo processo de fortalecimento do regime democrático no Brasil, este artigo apresentará uma análise do procedimento adotado para a aplicação do…
Lucas Calaça, Advogado
há 4 anos

O estado democrático de direito à luz da Constituição Federal

1 Objetivos Fundamentais do Estado brasileiro Estão compostos na Constituição de 1988 no artigo 3º , verbis: Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil: I - construir…

A natureza jurídica da favela à luz do meio ambiente artificial: breve painel do cenário urbanístico contemporâneo nas grandes cidades

1 Ponderações Introdutórias: A construção teórica do Direito Ambiental Inicialmente, ao se dispensar um exame acerca do tema colocado em tela, patente se faz arrazoar que a Ciência Jurídica, enquanto…
Carolina Salles, Advogado
há 5 anos

A natureza jurídica da favela à luz do meio ambiente artificial: breve painel do cenário urbanístico contemporâneo nas grandes cidades

Tauã Lima Verdan Rangel * Resumo: É possível emoldurar que as cidades se desenvolvem na contemporaneidade levando em consideração, além da questão fincada no território, o trinômio…