Art. 24, § 1 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:
§ 1º No âmbito da legislação concorrente, a competência da União limitar-se-á a estabelecer normas gerais. (Vide Lei nº 13.874, de 2019)
Willian Pablo, Estudante
há 2 meses

Juiz de garantias: a lei, as evidências e os homens.

A proposta do juiz de garantias, normatizada pela Lei Nº 13.964 de 24 de Dezembro de 2019, visa inovar o atual Código de Processo Penal brasileiro no intuito de que um juiz fique responsável pelas…

Tabacarias e "Hookahs" estão excluídas da lei antifumo?

1. Introdução A questão da proibição ou regulação de consumo de substâncias pelo Estado é matéria deveras controversa. Quem se define como "liberal", certamente irá dizer que o Estado proibir o…

Breves comentários à Lei 13.874/19 [Lei da Liberdade Econômica]

Boa tarde, amigos, mais um avanço legislativo no Brasil a ser comemorado. A Lei da Liberdade Econômica, transformando em texto legal definitivo a MP 881. Bem, nesse pequeno artigo faremos breves…
há 7 meses

Os resíduos sólidos e a logística reversa

JEFFERSON APARECIDO DIAS ATALIBA MONTEIRO DE MORAES FILHO OS RESÍDUOS SÓLIDOS E A LOGÍSTICA REVERSA Autores: JEFFERSON APARECIDO DIAS Procurador da República, Mestre em Teoria do Direito e do Estado,…
GEN Jurídico, Editor de Livro
há 7 meses

Multa de trânsito e o processo de sua cobrança

por Kiyoshi Harada Para combater os abusos praticados por agentes do trânsito, foi promulgado o projeto de lei de autoria do nobre Vereador Farhat, que se converteu na Lei nº 13.344, de 6 de maio de…
Ruy Veridiano, Tabelião e Registrador
há 8 meses

A natureza dos emolumentos à luz do regime jurídico-administrativo de notários e registradores

Raphael Abs Musa de Lemos Mestre e Doutorando em Direito Civil - PUCSP Ruy Veridiano Patu Rebello Pinho Mestre e Doutorando em Direito Civil - PUCSP Resumo: O presente trabalho visa delinear a…
Izabela Pasternak, Estudante de Direito
há 10 meses

"Segurança no Trabalho"

“Segurança no Trabalho” INTRODUÇÃO Instituições públicas e privadas, no Brasil e no Exterior dedicam-se a esse assunto em suas mais variadas vertentes, envolvendo uma grande diversidade de…

Prédios tombados e praças acessíveis

Ao longo de décadas, a pessoa com deficiência sofreu fortes estigmas devido à sua condição, sendo relegada ao confinamento e abandono e sofrendo toda sorte de discriminação, até mesmo pela sua…
Joe Coppi, Advogado
ano passado

Parecer Técnico Jurídico

                    PARECER TÉCNICO CONSULTANTE : Associação dos Criadores de Pássaros do Paraná – ACPP. OBJETO : Parecer jurídico sobre a Lei Municipal nº. 13.914/2011 de Curitiba – em especial,…
Joe Coppi, Advogado
ano passado

Conflitos Normativos - Reflexos na Criação de Pássaros Exóticos

       INTRODUÇÃO   É inegável a relevância do tema em virtude do amplo manejo por criadores amadores e profissionais no mercado brasileiro, sendo que pouco se fala no assunto e quase inexiste…