Artigo 186 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Resolvendo Conflitos: Conhecendo seus Direitos em Casos de Dano Material e Moral

Atualmente, resolver problemas e conflitos de forma amistosa tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora. Nesse cenário, muitas pessoas buscam compreender seus direitos, especialmente em…
1
0

Concorrência parasitária: não seja uma presa fácil

No competitivo mundo empresarial, as ameaças nem sempre são visíveis à primeira vista. Entre elas, a concorrência parasitária se destaca, agindo sorrateiramente e se beneficiando da reputação de…
1
0
Rebecca Souza, Advogado
há 21 horas

Limbo Jurídico Trabalhista-Previdenciário: Os impactos na relação contratual e a responsabilização civil do empregador

1 INTRODUÇÃO As ocorrências de incapacidade para o trabalho aumentaram nos últimos anos, de forma exponencial, gerando a necessidade de proteção dos empregados, através de medidas legais que…
1
0

Responsabilidade Civil pela veiculação de publicidade enganosa no âmbito dos sites e aplicativos de compras on-line no Brasil

RESPONSABILIDADE CIVIL PELA VEICULAÇÃO DE PUBLICIDADE ENGANOSA NO ÂMBITO DOS SITES E APLICATIVOS DE COMPRAS ON-LINE NO BRASIL [1] Civil liability for the placement of misleading advertising within…
1
0

Abordagem Jurídica ao Combate ao Assédio no Ambiente de Trabalho

Introdução O assédio no ambiente de trabalho constitui uma violação dos direitos fundamentais dos trabalhadores e um obstáculo ao desenvolvimento de relações laborais saudáveis e produtivas. Este…
0
0

Influenciador Digital, responde por dano causado ao consumidor?

INTRODUÇÃO Vivemos atualmente, em um mundo altamente conectado onde influenciadores digitais são os novos personagens da publicidade e do marketing no mundo digital, influenciando pessoas por meio de…
1
0

Defesa nos Casos de Ação de Danos Materiais: Pontes Advocacia - WhatsApp (13) 98815-4649

www.seucriminalista.com Quando ocorrem danos materiais, seja por acidente, negligência ou outra circunstância, é comum que surjam ações judiciais em busca de reparação pelos prejuízos sofridos.
1
0

Induzimento a erro essencial na anulação de casamento entre LGBT e heterossexual - Parte II

Há sete anos publiquei Induzimento a erro essencial na anulação de casamento entre LGBT e heterossexual | Jusbrasil . O Direito é um fenômeno cultural. Direito, então, é uma manifestação da espécie…
2
0

Negativação indevida do nome da Pessoa Jurídica

Hoje em dia a negativação indevida da Pessoa Física em órgãos de inadimplência, é algo extremamente preocupante e de conhecimento comum, já que várias Instituições Financeiras usam de forma incorreta…
1
0
Al Felix, Advogado
há 9 dias

O Que é Dano Moral

O dano moral é uma categoria jurídica que se refere à lesão não patrimonial causada a alguém, atingindo direitos fundamentais da personalidade, como a honra, a intimidade, a imagem, a integridade…
1
0