Artigo 186 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 186. Aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.
Mikaelle Tavora, Estudante de Direito
há 8 dias

Direito ao nome

TRABALHO INTEGRADOR TRABALHO ESCRITO Direito ao nome aplicado ao caso de Rubens (“Rubinho”) Barrichello Mikaelly Ramos Barros Mikaelle Távora Lessa Lidya Ferreira Andrade de Carvalho Alice Gabriele…
2
0
Renata Santiago, Advogado
há 28 dias

TST: Demitir funcionário com depressão não gera dever de indenizar

Por não vislumbrar critérios necessários para caracterizar dano moral, o desembargador do TST, Eduardo Pugliesi, afastou a condenação de empregadora que supostamente teria demitido um trabalhador por…
2
0
Thais Monteiro, Advogado
há 2 meses

Golpe do IOS

Novo perigo para o IOS Nos últimos dias foi noticiado o surgimento de um novo trojan para iOS e Android chamado GoldPickaxe que coleta dados biométricos das vítimas para criar deepfakes e acessar…
1
0
Martins Ribeiro, Advogado
há 2 meses

Justiça do Trabalho reconhece indenização por danos morais e materiais a operadora de telemarketing acometida de problemas vocais

Uma operadora de telemarketing diagnosticada com disfonia crônica teve reconhecido o direito de receber da empregadora indenizações por danos morais e materiais. A sentença é da juíza Anaximandra…
2
0

Negativa de cirurgia reparadora pós-bariátrica gera dever de indenizar

PJe : 0747603-13.2020.8.07.0016 Paciente que teve cobertura de cirurgias pós-bariátricas negada por plano de saúde deverá ser indenizada. De acordo com a juíza titular do 1º Juizado Especial Cível de…
1
1
Thalita Ribeiro, Advogado
há 4 meses

Venda de celular sem carregador não é prática abusiva!

A 1ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF julgou improcedentes os pedidos apresentados pelo autor, que buscava obrigar a Apple Brasil, Casas Bahia e Via Varejo a fornecer o carregador original…
3
0

Rede Varejista Condenada a Pagar Indenização Após Continuar Cobranças Após Cancelamento de Compra

O Juiz José Rubens Borges Matos, da Unidade Jurisdicional de Paracatu (MG), emitiu uma sentença condenando uma rede varejista em uma ação movida por um cliente que enfrentou problemas após um acordo…
2
0

Direito a inclusão: Aluna com Deficiência Visual recebe Indenização por Falta de Suporte na Faculdade

Em uma recente decisão judicial, um tribunal reconheceu que uma instituição de ensino superior cometeu uma falha na prestação de serviços educacionais ao não promover adequadamente a continuidade da…
7
1

Consumidor será indenizado por operadora de telefonia que suspendeu serviço indevidamente

A 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou provimento a um recurso interposto por uma operadora de telefonia móvel da Comarca de Caratinga, na região do Vale do Rio Doce,…
2
0

Condomínio é condenado a reduzir valor de taxa cobrada e a devolver os valores pagos a maior ao condômino lesado pela cobrança desproporcional.

Condomínio que conta com salas, vagas de garagem vinculadas às salas e vagas de garagem autônomas deve observar o critério da proporcionalidade ao instituir taxas extras aos seus condôminos. Nesse…
2
0