Inciso XXII do Artigo 22 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 22. Compete privativamente à União legislar sobre:
XXII - competência da polícia federal e das polícias rodoviária e ferroviária federais;
Nathan Castanho, Estudante de Direito
há 16 dias

Os Órgãos de segurança e suas funções

a competência privativa prevista no Art. 22, XXII, da Constituição Federal. Policia Civil § 4º Às polícias civis... segurança. Conforme o art. 144, da Constituição Federal, a segurança pública é …

Testamento Vital: Uma abordagem a partir da análise do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana

TESTAMENTO VITAL: UMA ABORDAGEM A PARTIR DA ANÁLISE DO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Marielton Santos de Jesus [1] Profª. Orientadora de Conteúdo: Letícia de Oliveira Ribeiro [2] Profª.
há 5 anos

Contribuição: Pis/Cofins

1. Perfil constitucional Geralmente, o PIS - Programa de Integracao Social é tratado de forma conjunta com a COFINS - Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social, uma vez que ambos são…