Artigo 138 da Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 138. São anuláveis os negócios jurídicos, quando as declarações de vontade emanarem de erro substancial que poderia ser percebido por pessoa de diligência normal, em face das circunstâncias do negócio.

Ação de anulação de negócio jurídico

Cabimento A celebração de contratos e atos jurídicos deve observar certos requisitos gerais, conforme a previsão do Código Civil brasileiro. Para que um ato ou negócio jurídico seja considerado…
1
0

A Anulação do Contrato por Erro de uma das Partes

Os defeitos do negócio jurídico são um tema de extrema importância dentro do Direito Civil, especificamente na área contratual. Em suma, são vícios que impedem a livre manifestação de vontade de uma…
1
0
Erlon Groetaers, Estudante de Direito
há 5 meses

Estudo de Caso: Apple e a Venda Casada, uma prática abusiva à luz do Direito do Consumidor

Introdução O presente trabalho tem como base analisar a Lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor a qual avalia diversas ações praticadas contra os consumidores que muitas vezes são abusivos,…
1
0

O Erro Substancial no Negócio Jurídico: Interpretação e Limitações dos Artigos 138 e 139 do Código Civil Brasileiro

A anulabilidade dos negócios jurídicos é um tema permeado por nuances e questões polêmicas, cuja compreensão requer a análise acurada dos artigos 138 e 139 do Código Civil Brasileiro. Estes artigos…
2
0
Mauricio Reis, Advogado
há 6 meses

A contratação de serviços médicos por intermédio de pessoa jurídica no âmbito dos Contratos de Gestão

Um dos fatores que elevam o custo dos Contratos de Gestão em saúde, sem dúvida, é forma de contratação dos profissionais médicos. Os vínculos pautados na Consolidação das Leis Trabalhistas oneram em…
2
0

Carta de Consórcio Contemplada existe? Fique Atento a Possíveis Fraudes!

O sistema de consórcios é uma alternativa popular para a aquisição de bens, como veículos, imóveis e serviços, de forma parcelada e planejada. A carta de consórcio contemplada é um termo que…
3
0
Rhayani Kathayne, Advogado
há 7 meses

O Processo de homologação de acordo extrajudicial na Justiça do Trabalho

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo central estudar e expor de forma sistematizada as questões mais importantes inerentes ao processo de homologação de acordo extrajudicial na justiça do…
1
0

Golpe do falso intermediário: precauções a serem tomadas na compra de veículo pela internet

Não é novidade alguma que o brasileiro é um povo completamente apaixonado por carro. Mesmo após o país atravessar as mais diversas crises nos últimos anos, o setor automobilístico parece ser imune às…
3
0
há 8 meses

O Processo de homologação de acordo extrajudicial na Justiça do Trabalho

RESUMO O presente trabalho tem por objetivo central estudar e expor de forma sistematizada as questões mais importantes inerentes ao processo de homologação de acordo extrajudicial na justiça do…
1
0
Bernardo Forlin, Advogado
há 11 meses

Validade do Instrumento de Protocolo Familiar sob a Ótica do Negócio Jurídico

RESUMO Os negócios familiares vêm enfrentando cada vez mais dificuldades para premiar seus objetivos sociais, sobretudo a perenidade, união e expansão. Desta forma, há uma demanda por instrumentos…
1
0