Art. 18, § 2 da Constituição Federal de 88

Constituição Federal de 1988

ÍNDICE TEMÁTICO
Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição .
§ 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
Laís Catapan, Estudante de Direito
há 2 anos

Organização do Estado

REGRAS DE ORGANIZAÇÃO ADOÇÃO DA FEDERAÇÃO “A adoção da espécie federal de Estado gravita em torno do princípio da autonomia e da participação política e pressupõe a consagração de certas regras…

Forma do Estado e origens do Federalismo

1. Forma do Estado Existe uma correlação entre os elementos politico e geográfico do Estado. Podem ser: Simples ou Unitário – único poder politico e unidade de ordenamento jurídico em território…

O Princípio da Proibição de Excesso no Direito Ambiental: conciliando propriedade privada e proteção ambiental

Sumário: 1. Introdução; 2. O direito como sistema jurídico; 3. Princípio da proibição de excesso, 3.1. Proibição de excesso e isonomia, 3.2. Proibição de excesso e proporcionalidade, 3.3. Proibição…

A proibição de excesso como instrumento do desenvolvimento sustentável

Resumo: O desenvolvimento nacional é objetivo fundamental do Brasil e, importante instumento de combate à pobreza, que é um dos principais problemas ambientais no mundo. O crescimento econômico,…

Atuação da polícia militar em campi de universidades federais

Interessante notar a atuação da Polícia Militar em Universidades Federais, cujos bens são de propriedade da União. Importante frisar, desde já, que o território ocupado pela Universidade Federal não…