Conceito e função da conduta

Resumo: Como nos ensina o professor Eugenio Raul Zafaroni: (ZAFARONI). O direito penal não altera o conceito de conduta. O ato de vontade é o que se dirige ao objeto, alterando-o. Atos de vontade são…
1
0
Alyne Arruda, Advogado
há 4 meses

Teoria Geral do Direito Civil:

A Teoria Geral do Direito Civil, alicerçada em princípios e conceitos essenciais, é um campo vital para a compreensão das relações jurídicas. No Código Civil brasileiro, diversos dispositivos…
1
0

Garantias nos Contratos de Locação de Imóveis Urbanos

INTRODUÇÃO O Direito Imobiliário é ramo do direito privado e trata do direito de propriedade, negócios jurídicos imobiliários em geral, como compra e venda, revisão e resolução contratual,…
1
0

Dos Bens

DOS BENS – PARTE GERAL De maneira simples e direta, esta temática está prevista no Titulo III, a partir do art.79 do Código Civil de 2002, ou Código de Reale para os intimos da disciplina. É bem…
0
0
Ivone Zeger, Advogado
há 9 meses

Para a lei, bem é...

É no plural que a palavra ganha conotação muito diferente e perto daquela com a qual a lei conceituará. Repare: meus bens. E o que é um bem? Para quem os têm, fica nítido que o assunto aqui é bem…
2
0

Herança digital

RESUMO A herança digital não é uma novidade no mundo do fato, vivemos em um mundo cada vez mais moderno, com prioridade em otimização do tempo e essa otimização é feita com ajuda da tecnologia, seja…
12
2
Melina Lima, Advogado
ano passado

Qual a diferença entre bens móveis e imóveis?

Como atuante assídua da área imobiliária a mais de 10 anos, considerando inclusive o período antes da minha formação, percebo que as dúvidas de clientes e até mesmo iniciantes nesse mercado, muitas…
12
2

Alguns temas da Lei do Inquilinato diante do novo Código de Processo Civil

Considerações gerais. A vigência do novo Código de Processo Civil tem implicação, por evidente, no que nos interessa, nos procedimentos previstos na Lei do Inquilinato por força do seu artigo 79, que…
1
0
Pedro Dias, Advogado
ano passado

Por uma nova visão estratégica patrimonial à luz da nova Lei de Licitações: permutas de imóveis públicos por áreas construídas via licitação slot

POR UMA NOVA VISÃO ESTRATÉGICA PATRIMONIAL À LUZ DA NOVA LEI DE LICITAÇÕES: PERMUTAS DE IMÓVEIS POR ÁREAS CONSTRUÍDAS VIA LICITAÇÃO SLOT Pedro Dias de Araújo Júnior Procurador do Estado de Sergipe…
3
0
Joab Santos, Advogado
ano passado

Usucapião

Histórico A Usucapião surgiu nos primeiros séculos após a fundação da cidade de Roma, com objetivo de minimizar problemas sociais da época provocados pelas incertezas, cada vez mais crescentes, sobre…
2
0