Alínea "c" do Inciso I do Artigo 12 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 12. São brasileiros:
I - natos:
c)
os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente, ou venham a residir na República Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcançada esta, optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira ;
c ) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional de Revisão nº 3, de 1994)
(Revogado)
c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 54, de 2007)

Direito Internacional Privado - Parte I - Direitos Fundamentais e Direito de Família - Manual de Direito Civil: Família - Ed. 2013

Capítulo IV Direito Internacional Privado 1. Nova nomenclatura da lei de introdução às normas do direito brasileiro e sua atualidade 1.1 Nova nomenclatura da Lei de Introdução O Dec.-lei 4.657/1942,…

VI. Nacionalidade - Direito Internacional Privado - Ed. 2020

21.Nacionalidade 21.1.Conceituação Por muitos anos perdurou a polêmica acerca da disciplina responsável pelo estudo dos temas da nacionalidade e da condição jurídica do estrangeiro nos cursos…

Art. 212 - Título V. Da Prova - Código Civil Comentado - Ed. 2020

Título V Da Prova Art. 212. Salvo o negócio a que se impõe forma especial, o fato jurídico pode ser provado mediante: I – confissão; II – documento; III – testemunha; IV – presunção; V – perícia. V.

Art. 1º - Princípios do Processo na Constituição Federal

Art. 1º. A alínea c do inciso I do art. 12 da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação: "Art. 12. [...] "I - [...] "[...] "c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe…

Art. 29 - Capítulo I. Disposições Gerais - Leis Civis Comentadas e Anotadas - Ed. 2019

TÍTULO II DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS Capítulo I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 29. Serão registrados no Registro Civil de Pessoas Naturais: 1 e 2 I - os nascimentos; II - os casamentos; III - os…