Art. 138, § 1 do Código Processo Civil - Lei 5869/73

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil .
Art. 138. Aplicam-se também os motivos de impedimento e de suspeição:
§ 1o A parte interessada deverá argüir o impedimento ou a suspeição, em petição fundamentada e devidamente instruída, na primeira oportunidade em que Ihe couber falar nos autos; o juiz mandará processar o incidente em separado e sem suspensão da causa, ouvindo o argüido no prazo de 5 (cinco) dias, facultando a prova quando necessária e julgando o pedido.

OAB - 2ª Fase Direito Civil

1. Como se denomina a sociedade comercial na qual um dos sócios é denominado de sócio aparente ou ostensivo e os outros são denominados sócios ocultos? Deve ser registrada em Junta Comercial? Pode…

O “Amicus Curiae” e sua atuação na relação jurídica processual à luz do Novo Código de Processo Civil

No Brasil, as intervenções do amicus curiae apresentaram papel de destaque nos últimos tempos no cenário processual brasileiro. Diante disso, dentre as inovações trazidas pelo legislador do novo…
Mariana Paquier, Estudante de Direito
há 4 anos

Órgão do Judiciário e seus membros

Organização Judiciária è O Poder Judiciário brasileiro : O Sistema constitucional brasileiro divide os órgãos do Poder Judiciário em dois aparelhos, um federal com jurisdição nacional, e os estaduais…

As provas em espécie no processo civil

Introdução As provas perfazem o elemento mais importante para elucidar o espírito do juiz na busca da solução da lide. Cabendo as partes demonstrarem os fatos para que o juiz dê o direito a quem o…