Inciso IV do Artigo 7 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

Ação de Impugnação de Registro de Candidatura - AIRC

AÇÃO DE IMPUGNAÇÃO DE REGISTRO DE CANDIDATURA – AIRC Rubens Cavalcante Rabelo da Silva [ 1 ] Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos…
1
0

Insalubridade, Periculosidade e Penosidade

1 INTRODUÇÃO A legislação trabalhista foi criada com intuito de proteger a classe operária e promover um equilíbrio entre empregado e empregador. Devido às diversas atividades perigosas e insalubres,…
2
0

O Direito Penal Militar e o Princípio da Insignificância

Introdução Este artigo tem como objetivo averiguar a aplicação do princípio da insignificância, em certos casos de crimes militares. Apresentando, alguns tipos penais muito recorrentes em…
1
0
Dr Dyego Gomes , Advogado
há 10 meses

Salário Mínimo, Remuneração e Vencimentos

1. Salário Mínimo: O salário mínimo é um direito fundamental estabelecido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, IV. Ele é definido como o valor mínimo que um trabalhador deve receber…
1
0

Considerações sobre o Projeto de Lei do Novo Arcabouço Fiscal

Considerações sobre o Projeto de Lei do Novo Arcabouço Fiscal Edson Ronaldo Nascimento [1] Economista e Mestre em Administração Pública 1. Introdução A partir da edição da Lei Federal nº 9.496, de…
2
0
Edson Veloso, Advogado
há 11 meses

Responsabilidade Fiscal e Responsabilidade Social na Constituição Federal

Responsabilidade Fiscal e Responsabilidade Social na Constituição Federal Uma abordagem à luz do Princípio da Dignidade da Pessoa Humana Edson Rodrigues Veloso [1] Érica Di Gênova [2] RESUMO O…
3
0

A eficácia dos direitos sociais com o equilíbrio de dois princípios constitucionais: a reserva do possível e mínimo existencial.

RESUMO: O presente projeto tem por objetivo abordar dois princípios constitucionais, o mínimo existencial e a reserva do possível em detrimento a eficácia dos direitos sociais. É de suma importância…
3
0
Wellington Lopes, Estudante de Direito
há 11 meses

A eficácia dos direitos sociais com o equilíbrio de dois princípios constitucionais: a reserva do possível e mínimo existencial.

1. INTRODUÇÃO A Constituição Brasileira promulgada no dia 05 de outubro de 1988, durante o governo do Presidente José Sarney, até então a sétima adotada na história do Brasil possui uma forte e…
3
0

Remuneração do servidor público: a inconstitucionalidade do pagamento abaixo do salário mínimo

O pagamento de salário mínimo aos trabalhadores, sejam eles da iniciativa privada ou servidores públicos, é um direito constitucional assegurado no artigo 7º da Constituição Federal. Esse direito é…
1
0

O direito dos militares inativos do Estado de MG à conversão em pecúnia de férias-prêmio não gozadas

De acordo com a dicção da norma estadual vigente em Minas Gerais, os servidores públicos civis e militares do Estado, a cada cinco anos de trabalho, tem direito a três meses de férias-prêmio,…
2
0