Artigo 320 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 320 - A remuneração dos professores será fixada pelo número de aulas semanais, na conformidade dos horários.
§ 1º - O pagamento far-se-á mensalmente, considerando-se para este efeito cada mês constituído de quatro semanas e meia.
§ 2º - Vencido cada mês, será descontada, na remuneração dos professores, a importância correspondente ao número de aulas a que tiverem faltado.
§ 3º - Não serão descontadas, no decurso de 9 (nove) dias, as faltas verificadas por motivo de gala ou de luto em conseqüência de falecimento do cônjuge, do pai ou mãe, ou de filho.
Igor Morais, Advogado
há 4 meses

Licença Nojo: o direito do empregado(a) de se afastar do trabalho

A licença nojo é um direito trabalhista que permite ao empregado se afastar do trabalho por alguns dias em caso de falecimento de um familiar. O nome da licença vem da língua portuguesa, onde nojo…
1
0

Horas Extras: Ensino à Distância e Ambiente Virtual

A controvérsia tem início ao sustentar que as atividades executadas em ambiente virtual tais como preparo de aulas, interação online, inserção de material didático e resolução de dúvidas dos alunos…
2
0

Licença Nojo ou Licença Óbito: conheça esse direito que todos os empregados possuem!

1 CONCEITO DE LICENÇA NOJO OU LICENÇA ÓBITO A licença nojo, também conhecida como licença óbito, é uma hipótese de interrupção do contrato de trabalho (ou suspensão parcial), pois consiste em um…
11
6

Teses de Direito do Trabalho . Veja o que é Cobrado, Fgv OAB-Revisado

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL – OAB XI EXAME DE ORDEM PROVA PRÁTICO-PROFISSIONAL APLICADA EM 6/10/2013 ÁREA: DIREITO DO TRABALHO PADRÃO DE RESPOSTAS QUESTÃO 1 Enunciado Roberto interpôs Recurso…
2
0

Licença Casamento ou Licença Gala: Tudo que a Empresa precisa saber!

A licença casamento ou licença gala é mais um direito previsto na CLT que possibilita alguns dias de folga ao empregado em virtude de casamento. A licença é de 03 ou 05 dias? O prazo previsto em lei…
8
0

C.L.T Professores

SEÇÃO XII dos professores Art. 317. O exercício remunerado do magistério, em estabelecimentos particulares de ensino, exigirá apenas habilitação legal e registro no Ministério da Educação (v.L. 9.394…
2
0

Principais Teses de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho

Grupo econômico e sua integração processual – Artigo 2º, §2º e 3º da CLT; Aplicação da norma jurídica – Artigo 8º da CLT; A responsabilidade do sócio retirante – Artigo 10-A da CLT; A prescrição…
28
1

Afastamento ou Licença do Empregado

O que diz a lei sobre licenças trabalhistas? As licenças são concessões que permitem a ausência do colaborador no trabalho por um período determinado. Elas estão pré-estabelecidas na legislação…
3
1

Maratona de Direito Reta Final de Processo do Trabalho OAB Questões

1- Quando o obreiro é demitido por justa causa, em razão de ofensa praticado contra seu superior empregador. O que o advogado pode fazer de acordo com a CLT , para reverter tal situação? De ser…
9
0
Matheus Guerra, Juiz de Direito
há 3 anos

Você sabe quais são as ocasiões em que o empregado pode se ausentar do trabalho?

A legislação prevê algumas hipóteses em que o empregado poderá deixar de comparecer ao serviço sem prejuízo do salário, dentre as quais se destaca o artigo 473 da CLT, com as seguintes…
6
0