Inciso III do Artigo 5 da Constituição Federal de 1988

Constituição Federal de 1988

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

Leis

EXMO(A). SR.(A). DR.(A). JUIZ(A) DE DIREITO DE ………..................... X, Brasileiro, ……………., Solteiro, Modelo, portador da Carteira de Identidade nº …………… e CPF nº …………….., residente sito à …………….
2
0

A (i)licitude do aborto na gravidez resultante de estupro .

SINOPSE DO CASE: A (i)licitude do aborto na gravidez resultante de estupro [1] Angela Coelho Reis [2] Maria do Socorro Almeida de Carvalho [3] DESCRIÇÃO DO CASO Certo dia quando Laura Vieira saia do…
1
0

Noções Sobre o Cumprimento de Pena no Brasil

Diante do crescente contexto de violência em que o Brasil está inserido se faz necessário que a Lei seja rígida e contenha eficácia no seu cumprimento. Pensando nisso, a pena surge para de certa…
1
0
Correio Forense
há 4 anos

HC coletivo: Justiça concede prisão domiciliar para devedores de alimentos

Em caráter liminar, o desembargador Carlos Roberto de Faria atendeu pedido da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais (DPMG) nesta sexta (20/3), para autorizar que devedores de pensão…
0
0

A Lei de Tortura nos concursos das Carreiras Jurídicas

Está se preparando para concursos de Carreiras Jurídicas? Então se liga nessas dicas dadas pelo professor Rogério Sanches, Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP/SP),…
3
0
Carla Setúbal, Advogado
há 5 anos

Instituto pede que STF anule portaria que restringiu visitas a presos

Por Sérgio Rodas Ao limitar as visitas em penitenciárias federais, a Portaria 157/2019 do Ministério da Justiça viola os direitos fundamentais que asseguram o afeto, a coexistência familiar e a vida…
2
0

Instituto pede que STF anule portaria que restringiu visitas a presos

Ao limitar as visitas em penitenciárias federais, a Portaria 157/2019 do Ministério da Justiça viola os direitos fundamentais que asseguram o afeto, a coexistência familiar e a vida sexual, mesmo que…
0
0

MPF na PB instaura procedimento para apurar comemoração do 31 de março e faz recomendação ao Exército

O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba instaurou nesta quarta-feira (27) procedimento para apurar a compatibilidade com o ordenamento jurídico de possíveis atos de comemoração, em unidades do…
0
0

É Comum Haver Tortura de Presos no Brasil?

Para quem torce ou almeja a legalização da tortura, saibam que essa prática já é muito comum com presos no Brasil. Ela apenas torna-se mais comum nas regiões interioranas dos Estados e não tem…
1
0

Hotel é condenado a indenizar vítima de ação discriminatória

Juíza substituta do 4o Juizado Especial Cível de Brasília condenou o Novotel Rio Copacabana a pagar indenização por danos morais a hóspede vítima de tratamento discriminatório, devido à cor da pele.
0
0