Artigo 40 da Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil.
Art. 40. O advogado tem direito de:
I - examinar, em cartório de justiça e secretaria de tribunal, autos de qualquer processo, salvo o disposto no art. 155;
II - requerer, como procurador, vista dos autos de qualquer processo pelo prazo de 5 (cinco) dias;
III - retirar os autos do cartório ou secretaria, pelo prazo legal, sempre que Ihe competir falar neles por determinação do juiz, nos casos previstos em lei.
§ 1o Ao receber os autos, o advogado assinará carga no livro competente.
§ 2o Sendo comum às partes o prazo, só em conjunto ou mediante prévio ajuste por petição nos autos poderão os seus procuradores retirar os autos.
(Revogado)
§ 2º Sendo comum às partes o prazo, só em conjunto ou mediante prévio ajuste por petição nos autos, poderão os seus procuradores retirar os autos, ressalvada a obtenção de cópias para a qual cada procurador poderá retirá-los pelo prazo de 1 (uma) hora independentemente de ajuste. (Redação dada pela Lei nº 11.969, de 2009)

Apelação - intempestividade

EMENTA: PROCESSUAL CIVIL – APELAÇÃO – INTEMPESTIVIDADE – NEGATIVA SEGUIMENTO AO RECURSO - Protocolizada a apelação após a ultimação do prazo estabelecido no artigo 508, do CPC de 1973, vigente à…
1
0
Andressa Viegas, Advogado
há 9 anos

Falta de audiência de conciliação não impede homologação de divórcio consensual

A audiência de conciliação ou ratificação que antecede a homologação de divórcio consensual tem cunho meramente formal, e a falta de sua realização não justifica a anulação do divórcio quando não há…
2
0

DOU Informe 06.11.2015

Brasília, 6 de novembro de 2015. Atos do Poder Executivo PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA DE PORTOS PORTARIA N. 499, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2015 Estabelece regras e procedimentos para a recomposição…
0
0
COAD
há 9 anos

CVM aprova Revisão de Pronunciamentos Técnicos do CPC

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou hoje, 5-11-2015, a Deliberação 739 CVM/2015, ainda não publicada no Diário Oficial da União, que aprova o Documento de Revisão de Pronunciamentos…
0
0
COAD
há 9 anos

CVM aprova Revisão de Pronunciamentos Técnicos 8 do CPC

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou hoje, 5-11-2015, a Deliberação 739 CVM/2015, ainda não publicada no Diário Oficial da União, que aprova o documento de Revisão de Pronunciamentos…
0
0

Representação em juízo

Entende-se por procurador aquela pessoa a quem se outorga poderes para representação perante terceiros. Entretanto, para representar a parte em qualquer demanda judicial, o procurador deverá ser…
9
0

MP pode investigar, mas delegado preside inquérito e comanda persecução

A decisão do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a possibilidade de o Ministério Público promover investigação de natureza penal não excluiu a investigação criminal pelo Delegado de Polícia, nem…
1
0
COAD
há 9 anos

CVM promove audiência para revisão de Pronunciamentos Contábeis

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) coloca em audiência pública minuta de deliberação que aprova o Documento de Revisão de Pronunciamentos Técnicos nº 08. “A minuta reúne proposta de revisão de…
0
0

Para STJ, com a EC 66/2010 não subsiste audiência de conciliação em Divórcio Direto Consensual

Para o ministro Moura Ribeiro,legislação infraconstitucional não deve prevalecer sobre a Constituição O ministro Moura Ribeiro, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou provimento ao recurso…
5
1

Advocacia e sociedade são beneficiadas pelas ações da OAB/MT

Durante todo o ano de 2014 a diretoria da OAB/MT trabalhou para buscar melhorias à advocacia e à sociedade e inúmeras foram as conquistas. Veja a seguir os principais avanços. Conferência Nacional…
0
0