Artigo 2 da Lei nº 11.738 de 16 de Julho de 2008

Lei nº 11.738 de 16 de Julho de 2008

Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
Art. 2o O piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica será de R$ 950,00 (novecentos e cinqüenta reais) mensais, para a formação em nível médio, na modalidade Normal, prevista no art. 62 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
§ 1o O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.
§ 2o Por profissionais do magistério público da educação básica entendem-se aqueles que desempenham as atividades de docência ou as de suporte pedagógico à docência, isto é, direção ou administração, planejamento, inspeção, supervisão, orientação e coordenação educacionais, exercidas no âmbito das unidades escolares de educação básica, em suas diversas etapas e modalidades, com a formação mínima determinada pela legislação federal de diretrizes e bases da educação nacional.
§ 3o Os vencimentos iniciais referentes às demais jornadas de trabalho serão, no mínimo, proporcionais ao valor mencionado no caput deste artigo.
§ 4o Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.
§ 5o As disposições relativas ao piso salarial de que trata esta Lei serão aplicadas a todas as aposentadorias e pensões dos profissionais do magistério público da educação básica alcançadas pelo art. 7o da Emenda Constitucional no 41, de 19 de dezembro de 2003, e pela Emenda Constitucional no 47, de 5 de julho de 2005.

Petição - TJSP - Ação Obrigações - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXMO(A). SR(A). DR(A). JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DA COMARCA DE ASSIS-SP PROCEDIMENTO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL N° REQUERENTE: REQUERIDO: A , pelo seu Procurador de…

Recurso - TJSP - Ação Jornada de Trabalho - Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ DE DIREITO DA 1 VARA DA COMARCA DE VARGEM GRANDE DO SUL - ESTADO DE SÃO PAULO Ref.: Embargante: Agravado: , devidamente qualificada nos autos em epígrafe,…

Petição Inicial - TJSP - Ação Ordinária - Procedimento Comum Cível

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da MM. ____ Vara Cível da Comarca de Porto Feliz. DISTRIBUIÇÃO POR DEPENDÊNCIA (PROCESSO N. 1000272-63.2016.8.26.0471) , brasileira, casada, professora,…

Petição - TJSP - Ação Piso Salarial - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE ITAPEVA - ESTADO DE SÃO PAULO. Processo n ̊ MUNICÍPIO DE NOVA CAMPINA , pessoa jurídica de direito público, já qualificada nos autos…

Petição - TJSP - Ação Piso Salarial - Procedimento do Juizado Especial Cível

RIO PRETO EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO VARA DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL E CRIMINAL DA COMARCA DE JALES - SP Tese firmada no Tema 911 - Recurso Repetivo - REsp n°…

Petição - TJSP - Ação Servidores Inativos - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUÍZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE SÃO JOSÉ DO RIO PARDO-SP. PROCESSO N° , já devidamente qualificada nos auto do processo em epígrafe,…

Recurso - TJSP - Ação Piso Salarial - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCLENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA DO JUIZADO ESPECIAL DA O MUNICÍPIO DE BARRETOS, pessoa jurídica de direito público já qualificada nos autos, por meio de seu procurador que esta…

Recurso - TJSP - Ação Jornada de Trabalho - Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ DE DIREITO DA 1a VARA CIVEL DA COMARCA DE VARGEM GRANDE DO SUL, ESTADO DE SÃO PAULO Ref. Proc. 0000450-26.2020.8.26.0653 Exequente: , devidamente…

Petição - TJSP - Ação Piso Salarial - Procedimento do Juizado Especial Cível

EXCELENTISSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL DA Processo n° , já qualificada nos autos do processo em epigrafe, por seus advogados que ao final assinam, vem respeitosamente perante Vossa…

Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Apelação Cível: AC XXXXX-78.2019.8.13.0027 MG

EMENTA: APELAÇAO CÍVEL. DIREITO ADMINISTRATIVO. AÇAO DE COBRANÇA. MAGISTÉRIO PÚBLICO. EDUCAÇAO BÁSICA. PROFESSOR DA REDE MUNICIPAL. PISO SALARIAL FIXADO NA LEI 11.738/08. DECISAO DO STF NA ADI Nº…

Termo ou Assunto relacionado