Art. 2 do Código Processo Civil - Lei 5869/73

CPC - Lei nº 5.869 de 11 de Janeiro de 1973

Institui o Código de Processo Civil.
Art. 2o Nenhum juiz prestará a tutela jurisdicional senão quando a parte ou o interessado a requerer, nos casos e forma legais.

Para conhecimento dos Avós

EXTENSÃO BENÉFICA 29 de março de 2011, 21h10 Publicada nesta terça-feira (29/3), a Lei 12.398 altera o Código Civil e o Código de Processo Civil para estender aos avós o direito de visita e a guarda…
Évila Oliveira, Advogado
há 2 anos

Breve análise do artigo 2º da Instrução Normativa n. 39 do TST

Com o advento do Código de Processo Civil de 2015 e as mudanças provenientes a partir de sua publicação, surgiram algumas divergências a respeito da aplicabilidade de determinadas normas…
Maiara Kruger, Advogado
há 2 anos

Normas Fundamentais Processuais - Novo CPC

As normas fundamentais processuais são um conjunto de regras e princípios que servem como base para as demais normas dispostas no Código de Processo Civil. Algumas se originam da Constituição…

Trabalho Pesquisa - Direito de Família

Trabalho de pesquisa baseado em casos, com doutrina e jurisprudência. 1) Um dia, duas mães foram até o rei Salomão com um bebê e contaram que moravam na mesma casa e que cada uma deu à luz um menino…
M A, Contador
há 3 anos

Restituição do ICMS na conta de energia - o consumidor pode estar pagando até 20% a mais do que deveria

Questão bastante atual é a legalidade da incidência ou não do ICMS sobre a fatura de energia, eis que uma coletividade de consumidores são diretamente atingidos, estando pagando tributos indevidos,…
Thiago Inacio, Advogado
há 3 anos

Disposição da Responsabilidade Civil do Estado e Indenização Punitiva

DISPOSIÇÃO DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO E INDENIZAÇÃO PUNITIVA Luciano Alves André Gomes Silva Claudiney Telex Nogueira Gabriela Rodrigues Vilas Boas Jenifer Kaoane Fernandes Silva Gollo…
há 3 anos

Guarda compartilhada entre pais e avós e a efetividade do direito à convivência familiar: para além do direito de visitas

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo discutir e analisar questões pertinentes ao Direito de Guarda e de Convivência dos avós para com seus netos. Cada situação deverá ser individualmente…
Ewerthon Torres, Estudante de Direito
há 3 anos

Justiça Gratuita, e sua extensão ao Foro Extrajudicial

RESUMO Este artigo tem por finalidade trazer uma inovação aos beneficiários da justiça gratuita, tendo em vista o que se conseguiria somente em um processo judicial agora também pode ser estendido ao…
há 3 anos

Da jurisdição civil da competência internacional

INTRODUÇÃO Este trabalho tem por objetivo conceituar e explicar a Jurisdição Civil e a Competência Internacional, relacionando ambas com o Processo Civil. Assim a Jurisdição Civil é colocada em foco…

O Poder Geral de Cautela do Juiz

1. Introdução O papel do juiz no processo judicial consiste em garantir a efetividade na resolução de conflitos existente entre as partes, buscando a prestação jurisdicional mais justa e efetiva.