Parágrafo 2 Artigo 73 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 73. Salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, o trabalho noturno terá remuneração superior a do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20 % (vinte por cento), pelo menos, sobre a hora diurna. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
§ 2º Considera-se noturno, para os efeitos deste artigo, o trabalho executado entre as 22 horas de um dia e as 5 horas do dia seguinte. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 9.666, de 1946)
Mirraely Maumary, Advogado
há 11 meses

Trabalho noturno e suas particularidades

Conforme disposto no art. 73, §2º da CLT, trabalho noturno é aquele realizado entre às 22h e às 5h. As regras para quem trabalha durante a noite são um pouco diferentes, pois o exercício laboral no…

Os principais de adicionais de remuneração salarial

Quando citamos os adicionais de salários, eles correspondem a complementos obrigatórios em algumas profissões, e são importantes para dar mais garantias ao trabalhador. Porém, é preciso diferenciar o…
Gabriel Pacheco, Advogado
ano passado

Trabalho noturno

   É claro que trabalhar neste período causa problemas de saúde, aliás, somos seres diurnos e estar em atividade a noite não é comum. O simples fato de tentarmos “burlar” o relógio biológico faz com…
Sergio Egito , Advogado
ano passado

Jornada 12 x 36 e o Horário Noturno

Ao que parece a Lei 13.467 de 2017 está longe de se estabilizar no cenário político e jurídico. Acontece que no dia 29 de maio o Supremo Tribunal Federal decidiu pela inconstitucionalidade do texto…
Thais Amaral, Advogado
há 2 anos

Trabalho noturno: como funciona e quais são os direitos do empregado

Hoje em dia muitas empresas funcionam sem interrupção, pois seu ramo exige uma produção contínua. Nesses casos, é necessária a contratação de empregados que trabalhem no turno da noite, de modo a não…

Verbas salariais e a Reforma Trabalhista

É oportuno começar o presente artigo fazendo uma distinção entre salário e remuneração. Salário é a contraprestação devida ao empegado pela prestação de serviços decorrentes da relação de emprego.

7 Direitos Trabalhistas que todo Petroleiro Precisa Saber

Esse artigo ou notícia visa trazer esclarecimento e conhecimento ao cidadão comum, trabalhador, esquivando-se assim os autores do uso da tradicional linguagem intelectual e erudita de habitual no…

Como calcular o Adicional Noturno?

Sei que boa parte dos colegas possui alguma dificuldade na área de exatas, matemática e cálculo geralmente são “um bicho de sete cabeças” para boa parte dos advogados. Infelizmente ou felizmente não…

Urgente - Denúncia - 2ª Fase do Exame de Ordem XXII - Direito Constitucional (MS Coletivo / MI Coletivo)

ATUALIZAÇÃO - DENÚNCIA - URGENTE Público e notório é o fato de que o enunciado da peça prático-profissional do XXII Exame de Ordem em Direito Constitucional abriu margem à duas medidas, de tal forma…
May Prado, Advogado
há 3 anos

O controle obrigatório de jornada do trabalhador doméstico

THE MANDATORY CONTROL OF DOMESTIC WORKER DAY: A HISTORIC ACHIEVEMENT RESUMO O presente artigo tem como propósito estudar a obrigatoriedade do controle da jornada de trabalho do empregado doméstico a…