Art. 59 Consolidação das Leis do Trabalho - Decreto Lei 5452/43

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 59. A duração diária do trabalho poderá ser acrescida de horas extras, em número não excedente de duas, por acordo individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
§ 1o A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) superior à da hora normal. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
§ 2o Poderá ser dispensado o acréscimo de salário se, por força de acordo ou convenção coletiva de trabalho, o excesso de horas em um dia for compensado pela correspondente diminuição em outro dia, de maneira que não exceda, no período máximo de um ano, à soma das jornadas semanais de trabalho previstas, nem seja ultrapassado o limite máximo de dez horas diárias. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.164-41, de 2001)
§ 3º Na hipótese de rescisão do contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma dos §§ 2o e 5o deste artigo, o trabalhador terá direito ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão. (Redação dada pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
§ 5º O banco de horas de que trata o § 2o deste artigo poderá ser pactuado por acordo individual escrito, desde que a compensação ocorra no período máximo de seis meses. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
§ 6o É lícito o regime de compensação de jornada estabelecido por acordo individual, tácito ou escrito, para a compensação no mesmo mês. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
Art. 59-A. Em exceção ao disposto no art. 59 e em leis específicas, é facultado às partes, por meio de convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho, estabelecer horário de trabalho de doze horas seguidas por trinta e seis horas ininterruptas de descanso, observados ou indenizados os intervalos para repouso e alimentação. (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)
§ 1º A remuneração mensal pactuada pelo horário previsto no caput abrange os pagamentos devidos pelo descanso semanal remunerado e pelo descanso em feriados e serão considerados compensados os feriados e as prorrogações de trabalho noturno, quando houver, de que tratam o art. 70 e o § 5º do art. 73. (Redação dada pela Medida Provisória nº 808, de 2017)
Art. 59-B. O não atendimento das exigências legais para compensação de jornada, inclusive quando estabelecida mediante acordo tácito, não implica a repetição do pagamento das horas excedentes à jornada normal diária se não ultrapassada a duração máxima semanal, sendo devido apenas o respectivo adicional. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
Parágrafo único. A prestação de horas extras habituais não descaracteriza o acordo de compensação de jornada e o banco de horas. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017) (Vigência)
Juri Descomplica, Bacharel em Direito
há 20 minutos

CLT: Conheça os direitos do trabalhador demitido

conhecer a lei da CLT e suas peculiaridades em relação ao artigo 477. Art. 477. Na extinção do contrato de trabalho... Essa obrigatoriedade está prevista no artigo 59 da CLT . Então, em todos os …
Fabiana Sales, Advogado
há 4 dias

Direito Preventivo: Banco de Horas uma opção para reduzir custos das empresas.

diminuição da jornada em outro momento. O banco de horas está previsto na Consolidação das Leis do Trabalho ( CLT ), no... parágrafo 2º do artigo 59 .  Ele é diferente das horas extras pois, nesta …

A Reforma Trabalhista e a alteração do Princípio do Princípio Protetor

do Trabalho: São Paulo: Atlas, 2009 PRETTI, Gleibe. Reforma trabalhista Comentada Artigo por Artigo, Cronus,2017. Lei.nº... ), a pactuação de compensação de jornada através de banco de horas (§ 5º, …
Luciano Junior, Bacharel em Direito
há 6 dias

Reflexos nas ações da Justiça do Trabalho após a reforma da CLT

e o resultado foi a publicação da Consolidação das Leis Trabalhistas, decreto-lei no 5.452 de 1º de maio de 1943... a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de …

Quem trabalha no almoço tem direito à hora extra?

das leis trabalhistas em seu artigo 59 estabeleceu para horas extras: CLT – Decreto Lei 5.452 de 01 de Maio de 1943 Art. 59... individual, convenção coletiva ou acordo coletivo de trabalho. …
Juri Descomplica, Bacharel em Direito
mês passado

Horas Extras - Tire algumas dúvidas comuns

. 1. Qual a jornada de trabalho prevista em lei? De acordo com a o Artigo 7º da Constituição Federal de 1988, a jornada... obrigado a fazer por dia? O artigo 59 da CLT determina que a duração normal …
Raphael Faria, Advogado
mês passado

Empréstimo (mútuo) feito pelos funcionários a favor do empregador. É possível? Pode compensar no "banco" de horas?

DAS LEIS DOS TRABALHOS (CLT). DIALOGO DE FONTES. O artigo 7º, XIII da Constituição Federal, assim, estabelece: Art. 7º São...), menciona no artigo 59, § § 3º e 5º, versa: Art. 59. A duração diária …
Camila Ewerton, Estudante de Direito
há 2 meses

REFORMA TRABALHISTA: uma análise do negociado sobre o legislado e a aplicação do princípio da proteção

da vigência da Lei 13.467/2017 Para iniciar o nosso estudo é importante frisar que diferentemente da Consolidação das Leis..., trouxe significativas mudanças na Consolidação das Leis Trabalhistas

Petição Inicial Trabalhista

e o art. 668 da CLT. No entanto, o mais comum é a jurisdição de uma Vara do Trabalho ser estendida, por meio de lei federal.... FGV Completaço - 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2019 CARRION, Valentin. …
Carolina Pedroni, Advogado
há 2 meses

MP 905/2019 e o Adicional de Periculosidade

Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, uma vez que o princípio da irredutibilidade salarial [6] , somente permite a diminuição... normal de trabalho. Mais uma vez ferindo o princípio da isonomia, …