Artigo 41 do Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943

Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 41 - Em todas as atividades será obrigatório para o empregador o registro dos respectivos trabalhadores, podendo ser adotados livros, fichas ou sistema eletrônico, conforme instruções a serem expedidas pelo Ministério do Trabalho. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)
Parágrafo único. Nesse livro ou nas fichas, alem da qualificação civil ou profissional de cada empregado, serão anotados todos os dados relativos à sua admissão no emprego, duração e efetividade do trabalho, férias, casos de acidentes e todas as circunstâncias que interessem à proteção do trabalhador.
(Revogado)
Parágrafo único. Além da qualificação civil ou profissional de cada trabalhador, deverão ser anotados todos os dados relativos à sua admissão no emprego, duração e efetividade do trabalho, a férias, acidentes e demais circunstâncias que interessem à proteção do trabalhador. (Redação dada pela Medida provisória nº 89, de 1989)
(Revogado)
Parágrafo único - Além da qualificação civil ou profissional de cada trabalhador, deverão ser anotados todos os dados relativos à sua admissão no emprego, duração e efetividade do trabalho, a férias, acidentes e demais circunstâncias que interessem à proteção do trabalhador. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)

Guia Admissional

Para quem está começando a empreender, muitas dúvidas surgem durante o processo de contratação de um novo funcionário. Mas basta conhecer todos os procedimentos para evitar que possíveis erros se…

Carteira de Trabalho e Previdência Social

normativo, a Consolidação das Leis do Trabalho (Decreto-lei n. 5.452, de 1.5.1943), com o objetivo de unificar as leis... de setembro de 2019 que alterou e revogou alguns dispositivos da Consolidaçã…

O Contrato Intermitente de trabalho Como Forma de Flexibilização das Normas Trabalhistas

, surgiram inovações jurídicas que, no aspecto, modificou o artigo 443 e acresceu o art. 452-A da Consolidação das Leis.... O § 3º do artigo 452-A da Consolidação das Leis do Trabalho, preceitua …

Porque devo ter Livro de Registro de Empregado na minha Empresa?

gerar despesas altas e inesperadas para o micro e pequeno empresário. Isto porque, nos termos do art. 41 da Consolidação... das Leis do Trabalho, o empregador/empresário que mantiver empregado não …

A prova do contrato individual de trabalho

A relação jurídica entre empregado (art. 3º da CLT) e empregador (art. 2º da CLT) se dá pela prestação de um serviço específico de forma subordinada e não eventual (art. 4º da CLT) em contrapartida…
Delia Lima, Advogado
há 2 anos

Ficha de registro de empregados.

A ficha de registro de empregados ou ficha funcional é um documento de uso exclusivo da empresa. Ela armazena informações quanto a atividade exercida pelo empregado e seus dados pessoais de…
Vitor Pécora, Advogado
há 2 anos

Fracionamento de Férias - Reforma Trabalhista

1. INTRODUÇÃO Com as alterações trazidas pela Reforma Trabalhista ( Lei n° 13.467/2017 ), passou a ser possível o fracionamento das férias individuais, o que até então era permitido apenas em casos…

[Modelo] Reclamação Trabalhista para Segunda Fase OAB de Direito do Trabalho

Reclamação Trabalhista EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA... VARA DO TRABALHO DE... ESTADO DO... FULANO DE TAL, brasileiro (a), (estado civil), profissional da área de..., portador (a) do CIRG n.º... E…

Contrato de Emprego

1. Introdução O presente artigo tem como objetivo o estudo da definição do contrato individual de trabalho que é dada pela CLT, no art. 442, e é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou…
Sérgio Pontes , Advogado
há 3 anos

eSocial para condomínios: entenda como funciona

www.sergiopontesadvocacia.com.br A chegada do eSocial para condomínios vem trazendo mudanças na rotina dos síndicos de todo o país. Obrigatório desde julho de 2018, o novo sistema ainda é motivo de…